Fé, esperança e amor marcaram, na tradição católica, a 325ª Festa de Nossa Senhora do Carmo do Recife, na Basílica do Carmo, no Centro da Capital. Na tarde desta sexta-feira (16), feriado municipal, a imagem peregrina da Mãe do Escapulário saiu em carro aberto, pelas principais avenidas, saudando os devotos da padroeira da cidade.
Este é o segundo ano consecutivo que não aconteceu a tradicional procissão com a imagem da santa, com objetivo de atender normatização do governo estadual, para evitar aglomerações. Devido as condições atípicas, muitos fiéis foram até a basílica, no Bairro de Santo Antônio, pedir conforto para os tempos de crise e incerteza instaurados pela Covid-19.
No pátio do local, embora a maioria das pessoas estivessem utilizando máscara, não havia o respeito ao distanciamento social, medida essencial para evitar a transmissão da doença. As festividade deste ano trouxe como tema: “Mãe do Carmelo, Contigo e Teu Esposo, São José Subimos à Casa do Senhor”!
O lema segundo os organizadores da celebração foi: “No Centenário da Basílica, Somos Todos Pedras Vivas!”, conforme citação bíblica, – 1 Pd 2,5, em alusão ao ano dedicado a São José, neste 2021 e ao ano jubilar do centenário da Basílica do Carmo, que vai ser comemorado no próximo ano.