COVID-19: GOVERNO IMPLANTA CENTRO AVANÇADO DE TESTAGEM NO CEASA

Começou a funcionar nesta  segunda-feira (06) no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – Ceasa)  um posto avançado de testagem para Covid-19. De acordo com o Governo do Estado, a unidade  terá capacidade para realizar inicialmente, uma média de cem coletas por dia. 

  O novo posto funcionará diariamente, das 7h às 15h para realização  de dois tipos de exames: o RT-PCR, indicado para quem está com sintomas gripais até o sétimo dia do início do quadro –  podendo, porém, ser estendido até o décimo dia, caso persistam os sintomas e o teste rápido, para os casos em que o paciente esteja há mais de sete dias do início dos sintomas e também com mais de 72h desde o desaparecimento dos sintomas.


    O posto avançado é o primeiro voltado ao atendimento de todos os grupos definidos pelo Estado como, prioritários para testagem do novo coronavírus.  Também poderão fazer testes os usuários e profissionais de residências terapêuticas, unidades de acolhimento e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 24h; gestantes no pré-natal; e trabalhadores de serviços essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, imprensa, bancos, clínicas e hospitais veterinários, serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade.

  “A ampliação da testagem é um dos pontos centrais do trabalho que temos desenvolvido em Pernambuco em relação ao nosso plano de convivência com a Covid-19, pois conhecer a situação da doença é fundamental para uma reabertura econômica mais segura. Hoje, temos feito uma média de 10 mil exames por semana, um aumento considerável, já que em março, fazíamos uma média de 70 testes”, afirmou o secretário de Saúde, André Longo.

    De acordo com o governo, estão  em funcionamento três centros de testagens para Covid-19, sendo um voltado exclusivamente para coleta de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde  – Ses/PE  localizado na própria sede da unidade, no Bongi, Zona Oeste do Recife. Os outros dois que recebem  casos suspeitos de todos os grupos prioritários, estão instalados  no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco Cefospe  –,  no bairro da Boa Vista, área central do Recife –  e no Centro de Convenções de Pernambuco, no Complexo de Salgadinho, em  Olinda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *