COVID-19: VACINAÇÃO NO PAÍS TERÁ QUATRO FASES DIZ MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Ministério da Saúde – MS divulgou nesta terça-feira (01), documento em que apresenta o plano preliminar de vacinação contra a Covid-19, no Brasil. Existe quatro fases previstas pela equipe técnica da pasta. Embora não tenham apontado data, autoridades afirmam, que, a prioridade será para idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de saúde e indígenas.

Na 1ª fase, serão imunizados trabalhadores da saúde, população idosa com mais de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas e população indígena. Na 2ª fase do plano, entram pessoas de 60 a 74 anos.

Já na 3ª etapa do plano de imunização, serão priorizadas pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como aqueles que têm doenças renais crônicas e cardiovasculares. Segundo a pasta, a 4ª fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A nota divulgada pelo Ministério da Saúde foi disponibilizada depois de uma reunião da equipe técnica do Ministério no final da tarde. Foram discutidos quais os grupos entrariam nas primeiras fases do plano preliminar, os eixos estratégicos do plano operacional, as expectativas de prazos, o investimento no armazenamento das doses e os processos de aquisição de materiais.

Participaram do encontro, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e secretários da pasta. De acordo com a nota divulgada pelo ministério, Pazuello “frisou a importância de viabilizar o Plano de Vacinação e reforçou que o Ministério e entidades parceiras possuem ampla base técnica para elaboração das estratégias”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *