EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PCR ENTREGA REQUALIFICAÇÃO DO ECONÚCLEO JAQUEIRA

Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, entregou à população na manhã desta quinta-feira (12) o Econúcleo Jaqueira, localizado no parque de mesmo nome, na Zona Norte da capital pernambucana.

O equipamento, que objetiva promover e fortalecer a educação ambiental recebeu melhorias no piso externo, instalação de bombas hidráulicas, novas portas de madeira, sanitários, manutenção da cobertura e revisão dos tubos de drenagem das águas pluviais.

Além disso, foi feita uma pintura externa, colocação de portas de vidro e chapa metálica e ajustes nos móveis de madeira, entre outras benfeitorias. Os serviços tiveram investimento de R$ 247 mil. O prefeito João Campos fez a entrega simbólica do equipamento.

“A gente está fazendo hoje, a entrega desta requalificação com muito entusiasmo, sabendo que o espaço garante informação e conscientização para as pessoas que circulam pelo parque. Temos esta unidade na Jaqueira e outra no Jardim Botânico, e vamos ampliar o número de Econúcleos espalhados na cidade ainda este ano”.

“Por ano, são mais de 10 mil visitantes que passam pelo Econúcleo Jaqueira e a gente está ativando mais agendas com a Secretaria de Educação e com a Secretaria de Meio Ambiente, para trazer, sobretudo, estudantes, escolas e cada um deles participa de ações temáticas e pedagógicas”, explicou o prefeito João Campos.

Toda a obra de requalificação respeitou a estrutura do local, já que o Econúcleo Jaqueira é um exemplo de edificação sustentável, devido ao uso de materiais como telhas de garrafa PET, lâmpadas LED e sistema de captação de energia solar.

O espaço também ganhou um  piso monolítico, que possui rápida execução e tempo de cura (secagem) reduzido. O material é impermeável, o que vai eliminar o problema de acúmulo de água, durável e de fácil manutenção e limpeza. 

“O Econúcleo Jaqueira é um espaço de educação ambiental voltado para a temática das mudanças climáticas. A gente atua muito com as escolas públicas municipais. Esse espaço tem uma estrutura de sustentabilidade e a gente fez a reforma e a requalificação dele”.

“Desde a parte do telhado para captação de águas das chuvas como também a própria cisterna inferior, banheiros, jardim e a troca de piso. Os materiais de apoio também são novos”, detalhou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Carlos Ribeiro.

ECONÚCLEO

O Econúcleo Jaqueira é um espaço multiuso voltado às ações permanentes de educação ambiental, que abriga exposições, exibição de filmes e peças de teatro, e que recebe uma média de 10 mil visitantes por ano. Além disso, conta atualmente com uma sala de Centro Educativo de Energia Renovável e Mudança do Clima, dedicado à educação ambienta.

O  local ainda tem um pequeno jardim de plantas medicinais e um minhocário (local para fazer a compostagem de resíduos orgânicos, usando minhocas e microorganismos que transformam restos de alimentos em adubos).

Esses espaços visam promover práticas ambientais, como coleta seletiva, reutilização de materiais recicláveis e orgânicos, e valorizar a arborização urbana com o uso de espécies da Mata Atlântica. A pedagoga Tamires Victor, que faz parte da equipe técnica da Casa de Acolhimento Lar Paulo de Tarso, comemorou as mudanças no Econúcleo da Jaqueira.

“Para a gente é muito importante trazer as crianças acolhidas para esse espaço, porque elas podem interagir com outras crianças e aprender sobre sustentabilidade na prática. Aqui eles podem ouvir sobre a natureza, estando na natureza, estando ao ar livre”, disse.

UNIDADES

Atualmente, o Recife tem, em funcionamento, o Econúcleo da Jaqueira e o Econúcleo do Jardim Botânico. Em março deste ano, mais dois econúcleos abrirão as suas portas, sendo um no bairro Dois Unidos e outro na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Jiquiá  e Boa Viagem também serão contemplados, em breve com os equipamentos.

Foto – Waner Ramos/PCR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *