ELEIÇÕES 2020: TSE DIPONIBILIZA PLATAFORMA COM INFORMAÇÕES DOS CANDIDATOS

Tribunal Superior Eleitoral  – TSE tornou disponível plataforma de dados sobre os candidatos, que estão na disputa para prefeito e vereador, em todo o País, que pode ajudar o eleitor a se decidir em quem votar. Além disto, é possível ter acesso a dados como: número, partido, composição da coligação que o apoia – se for o caso – nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui e de eventuais registros criminais.

De acordo com o TSE, cada candidato tem sua própria página dentro do sistema, com informações gerais como nome completo, partido pelo qual está concorrendo, ocupação, nacionalidade e outros dados pessoais. Além disso, há informações de interesse público como o plano de governo, a declaração de bens do candidato e os valores que pretende gastar com a candidatura, bem como a prestação de contas com a arrecadação e os gastos durante a campanha.

Para acessar, basta escolher a região, em seguida, a Unidade da Federação e, então, a busca por município. Após visualizar a bandeira do município, é possível preencher no canto esquerdo o cargo que pretende consultar. O acesso aos dados é livre para qualquer pessoa.

SITUAÇÃO

 A situação do registro do candidato também pode ser consultada, pois aparece ao lado da foto. Segundo TSE, mesmo nos registros julgados aptos, podem aparecer situações como as de “cassado com recurso” e de “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o Candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido, ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda nova decisão. Fonte: Agência Brasi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *