DEPUTADO FABRÍZIO FERRAZ SOLICITA ABERTURA DE COMPORTAS DA BARRAGEM DE MUQUÉM

Deputado estadual Fabrizio Ferraz esteve nesta sexta-feira (30), na Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado para tratar sobre a abertura das comportas da Barragem do Muquém, em Floresta, Sertão de Itaparica. Participaram do encontro os vereadores de Floresta André Ferraz, Chichico Ferraz, Peu Vilarim, Gilmar Leal, Kiel do Pipa, Ciro Ferraz e Dr. Severininho.

Também estiveram presentes, o secretário de Articulação da Seinfra, Rodrigo Molina, o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, Tiago Portela e a gestora de Operações da Apac, Renata Pinheiro. 

O objetivo da solicitação é para fazer escoar as águas do Muquém, contemplado no projeto de Transposição do Rio São Francisco, para a Barragem de Barra do Juá, também localizada em Floresta. O Parlamentar defendeu a importância de liberar um volume de água que atenda, de maneira efetiva, a demanda da população. Ele explicou que a manobra permitirá que o Riacho do Navio, marcado há anos pela seca, volte a se perenizar. 

“Esta ação tornará possível o sonho de muitos sertanejos de ter de volta o Riacho do Navio, que há anos deixou de abastecer perenemente centenas de famílias. Com a iniciativa, em média, 800 propriedades rurais seriam beneficiadas; cerca de 2,5 mil novos empregos, diretos e indiretos, seriam gerados”, disse Ferraz.

Com a assinatura do pré-acordo entre o Governo do Estado e o Ministério do Desenvolvimento Regional, que irá definir os critérios contratuais para a manutenção e operação do sistema, durante a reunião, o Deputado e os vereadores se comprometeram apresentar um estudo técnico, realizado por meio do Conselho dos Usuários da Barragem do Juá, para subsidiar as tratativas e dar continuidade às negociações. 

“Na próxima semana, nos reuniremos com o Conselho para tratar desse relatório e no dia 7, estaremos juntos aos vereadores, em uma audiência pública, na cidade de Floresta ouvindo a população e todos os órgãos envolvidos. Seguiremos envidando esforços e articulando para que as comportas do Muquém sejam abertas o quanto antes”, pontuou Fabrizio Ferraz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *