FORÇA DO POLO MÉDICO APONTA GRANDE POTENCIAL PARA O TURISMO DA SAÚDE

Por Rodrigo Novaes – Empetur

Consolidado como, segundo maior Polo Médico do Brasil, atrás apenas de São Paulo, o Estado de Pernambuco se posiciona como principal expoente neste setor no Norte e Nordeste, atributo que abre espaço para o crescimento do Turismo de Saúde no Estado.

Dados levantados por um estudo da Empetur apontam que quase 168 mil turistas desembarcaram no Recife, no ano de 2016, tendo a saúde como principal motivação para viagem. Deste total, grande parcela emissora é formada por outros Estados da região, principalmente Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Não fosse suficiente a força do nosso Polo Médico, em atrair o público vizinho a Pernambuco, a pesquisa revelou ainda que estrangeiros também aqui chegam buscando tratamentos de saúde. No mesmo ano, visitantes de Portugal, Estados Unidos e da Suíça vieram ao Estado para consultar-se com médicos pernambucanos.

Esta movimentação se traduz em incremento na economia do Estado, já que o visitante que vem em busca de um tratamento, seja ele médico ou de bem-estar e longevidade – os spas fazem parte deste segmento -, em geral vem acompanhado de outra pessoa e também faz uso de outros serviços além da clínica, spa ou hospital.  Atualmente, o polo médico de Pernambuco alcança faturamento anual da ordem de R$ 8 bilhões, impulsionado pelos mais de 105 mil empregos diretos e indiretos do setor.

O potencial do Estado na área, é estimulado não apenas pela infraestrutura disponível, mas também pela mão de obra qualificada, contribuição científica e inovação; fatores que geram aproximadamente 20 mil atendimentos médicos por dia no Recife e cerca de 187 mil internações por ano em Pernambuco.  Uma presença de destaque como esta, serve como grande credencial para a realização de feiras de negócios específicas para o setor da saúde.

PERFIL

“Rodrigo Novaes, 40 anos, é secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco e deputado estadual licenciado (terceiro mandato). Também foi presidente da Empetur e é formado em Direito. A Empetur é patrocinadora oficial do livro “Inspiração Saúde” que irá homenagear os grandes nomes do polo médico pernambucano”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *