Governador Paulo Câmara esteve, nesta terça-feira (22), no Município de São João, Agreste Meridional onde inaugurou obras de requalificação da Unidade de Beneficiamento e Processamento de Grãos. A cidade foi escolhida para receber a obra, por ser a maior produtora de feijão da região.
Com um investimento de R$ 1,3 milhão, oriundo do Programa Pernambuco Rural Sustentável, o novo equipamento beneficiará cerca de 700 famílias da região, conhecida como Território do Feijão e responde por 70% da produção pernambucana do grão, movimentando mais de R$ 10 milhões por safra.
Em discurso o Governador destacou: ” A partir de agora, com esses equipamentos, a cooperativa vai poder fazer o processamento da sua própria produção. Isso dispensará os atravessadores e o produto final da agricultura familiar chegará na mesa dos pernambucanos, através do processamento que aqui é feito dentro de todas as normas, com todas as adequações e limpeza necessárias.
“Parabéns a todos que fazem a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, ao Pró-Rural e, principalmente, ao povo de São João e dos municípios vizinhos, que vão ter agora, um local adequado para poder processar a sua colheita e fazer o que é importante: ampliar a geração de emprego e de renda, na agricultura familiar”, afirmou Paulo Câmara, após conhecer o novo equipamento.
Além da reforma da unidade, o investimento contempla a aquisição de máquinas, equipamentos e um automóvel utilitário, que vão proporcionar aos agricultores da cooperativa maior valor agregado à produção, permitindo a comercialização em embalagens de 1 kg, em vez das sacas de 60 kg utilizadas hoje, e o acesso direto a diversos mercados.

A iniciativa integra o Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão, e engloba, além de São João, os municípios de Angelim, Calçado, Canhotinho, Ibirajuba, Jupi, Jucati, Jurema, Garanhuns, São Bento do Una e Lajedo. O secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, explicou que antes do equipamento toda a produção era entregue na mão de intermediários, que compravam a um preço muito barato e vendiam com grande diferença.
“Agora, a cooperativa receberá toda essa produção, beneficiando 700 famílias no entorno de São João”, disse. Produtor e presidente da Cooperativa, Paulo Ferreira da Mota contou que, a categoria lutava pelo espaço e pelo maquinário há algum tempo, e que esse momento representa um marco na história da agricultura familiar.
“Essa é uma conquista que a gente só tem a agradecer, tanto aos cooperados como à diretoria e ao Governo do Estado, que fez com que isso acontecesse e acreditou na viabilidade do projeto. Daqui para frente, só vamos crescer”, comemorou. Acompanharam também a inauguração o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, Eriberto Medeiros; o deputado estadual e prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino e o assessor da Casa Civil, Márcio Stefanni.