Governadora Raquel Lyra (PSDB) reafirmou neste domingo (08), durante Missa Solene de Encerramento da 120ª edição da Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, o compromisso do Governo de Pernambuco em dar continuidade à requalificação do Santuário do Morro, a partir da próxima sexta-feira (13).
No dia 30 de agosto, o teto do templo desabou deixando duas vítimas. Aproximadamente 60 dias depois, com o aporte de R$ 1,5 milhão do Estado para os serviços, a cobertura do espaço foi entregue à população totalmente restaurada para a Festa do Morro. A vice-governadora Priscila Krause também participou da cerimônia.
“É sempre um momento de muita felicidade participar das festividades de Nossa Senhora da Conceição. E este ano, devido ao desabamento do teto do Santuário, que acabou ocasionando as mortes de Seu Antônio e de Dona Maria, esta data é ainda mais marcante”.

“E o Governo de Pernambuco esteve ao lado da população do Morro nesse momento de dor, cuidando, inclusive, da reconstrução do templo. Agora, com o fim da festa, vamos assinar um segundo termo de fomento para recuperar altar, piso, ar-condicionado, devolvendo o Santuário totalmente requalificado aos recifenses e todos os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
A segunda etapa das obras do Santuário do Morro contempla a substituição de esquadrias de vidro, recuperação de acabamentos internos, instalação de um novo forro acústico em gesso, melhorias na iluminação e reorganização da área externa. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 3 milhões, considerando as assinaturas dos dois termos de fomento.
O tema da festividade deste ano, “120 Anos de Peregrinação e Esperança com a ImaculadaConceição do Morro”, fez uma homenagem à história da comunidade local e antecipou o Jubileu Ordinário da Igreja Católica, que será comemorado em 2025.

A Chefe do Executivo estadual acompanhou a missa solene na área externa do Santuário do Morro da Conceição, que foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e contou com a presença do reitor do Santuário, padre Emerson Borges.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, em 2024 a Festa do Morro recebeu R$ 360 mil via Secretaria de Cultura (Secult-PE) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), além de contar com reforço de 200 policiais militares por dia para garantir a segurança dos fiéis, moradores e comerciantes. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, contou com um efetivo de 13 militares por dia.
Acompanharam a governadora na solenidade os secretários Carlos Braga (Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas), Alessandro Carvalho (Defesa Social), Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude), Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), Rodrigo Ribeiro (Projetos Estratégicos), Joana Figueiredo (Direitos Humanos e Prevenção à Violência) e Eduardo Vieira (Chefia de Gabinete).

Também estiveram presentes, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho; do diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), José Anchieta, e dos vereadores do Recife Davi Muniz e Doduel Varela. Participaram, ainda. da missa de encerramento o prefeito do Recife, João Campos e o vereador Hélio Guabiraba.
Fotos Hesíodo Góes/Secom




