GOVERNO DE PERNAMBUCO LANCA SERVIÇO PARA AJUDAR CAMINHONEIROS

Os caminhoneiros que circularem por Pernambuco e tiverem problemas para encontrar em funcionamento restaurantes, postos de combustíveis, oficinas, borracharias e lojas de autopeças, em virtude da pandemia da Covid-19, agora contam com serviços de apoio na localização desses estabelecimentos no Estado. O Complexo Industrial Portuário de Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos disponibilizaram um site interativo, mapas em PDF e o telefone gratuito 0800.095.0448, que passa a funcionar 24 horas por dia, a partir de hoje, para dar esse suporte à categoria.

O atendimento do Disque Caminhoneiro, como batizado, será feito por equipes dos três órgãos, que integram o Comitê Especial de Abastecimento criado pelo Governo do Estado. Mapas em PDF foram disponibilizados para representantes da categoria e podem ser consultados a qualquer momento, off-line. E os que têm acesso à internet podem fazer sua própria busca. Basta escolher a região de interesse e automaticamente o sistema dá um zoom no mapa do local e filtra os estabelecimentos em funcionamento, com informações detalhadas de endereço, horário de funcionamento e telefone. O link: https://suapegeo.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/3c301b6ac6c24627bb59fc3b24c3d2e6 é para abrir no computador. Para quem quiser abrir site no celular o link é o https://suapegeo.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/2eca068ebdee414faf4864c15aa023e9.

Mais de 200 estabelecimentos que prestam esses serviços e mantêm suas atividades já foram mapeados pela equipe. E proprietários de outros locais que estão em funcionamento e têm interesse em fazer parte da lista disponível é só entrar em contato com o 0800 e repassar todas as informações necessárias, para que o sistema seja alimentado.

Vale salientar que, assim como os restaurantes do Estado estão autorizados a funcionar para delivery ou como ponto de coleta pelo Decreto Nº 48.832, de 19/03/2020, os pontos de alimentação das estradas podem funcionar para venda da refeição, desde que o alimento seja entregue ao caminhoneiro para consumo no caminhão ou em outro local sem aglomeração, medida reforçada pelo Decreto Nº 48.882, de 03/04/2020, que (no artigo 2º, inciso XXIII) considera como atividade essencial restaurantes para atendimento exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração.

O Decreto Nº 48.836, de 22/03/2020 (artigo 6º §2º), diz que “também estão autorizados a funcionar as oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais, veículos leves e pesados, e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos”.

“Temos acompanhado toda a cadeia de abastecimento do Estado e logo que identificamos as dificuldades de caminhoneiros em se alimentar e repor peças nós iniciamos um levantamento de pontos de atendimento e entramos em contato, começando por Suape, por onde circulam cerca de 1,5 mil caminhões por dia. É importante que quem presta esses serviços considere a necessidade de dar suporte a uma categoria indispensável para transportar produtos e insumos a supermercados, hospitais, farmácias, postos de combustíveis e, assim, atender a toda a população”, explica o presidente do Complexo de Suape, Leonardo Cerquinho, responsável pela coordenação logística do comitê.

Algumas medidas foram adotadas no Complexo como prevenção ao contágio e propagação do coronavírus entre os caminhoneiros. Suape disponibilizou álcool em gel para o Sindicato dos Transportadores Autônomos de Cargas do Estado de Pernambuco (Sintracape), suspendeu a biometria temporariamente e vem fazendo campanha educativa no acesso ao porto e nos pátios. As equipes de serviço de atendimento pré-hospitalar das concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros estão realizando, semanalmente e de forma individual, pit stop para caminhoneiros, com orientações sobre Covid-19 e distribuição de kits com álcool em gel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *