IBOPE DIZ QUE MARÍLIA ABRE SEIS PONTOS DE VANTAGEM NA CORRIDA À PCR

Pesquisa Ibope/JC/TVGlobo divulgada na noite desta quarta-feira (18), sobre o segundo turno da eleição para prefeito do Recife, aponta a candidata Marília Arraes (PT) liderando a disputa. O levantamento foi realizado no período de segunda-feira (16) até o dia de hoje (quarta-feira) e tem margem de erro de 3 pontos, para mais ou para menos.

Apesar de Marília aparecer numericamente à frente da disputa, ela e João Campos  estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro.  Foram ouvidas 1.001 eleitores do Recife. Os resultados são os seguintes: Marília Arraes (PT): 45%; João Campos (PSB): 39%. Brancos e nulos: 15%.  Não sabe/não respondeu: 1%.  Amostra está registrada no TRE/PE, sob o número:06514/2020. Nível de confiança é de 95%.

VOTOS VÁLIDOS

Nos votos válidos, os resultados foram os seguintes: Marília Arraes (PT): 53%; João Campos (PSB): 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

DESTAQUES POR SEGMENTOS

De acordo com o Ibope, Marília Arraes se destaca entre eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (54%). Ademais, as menções à petista evoluem conforme cresce o grau de instrução do entrevistado, visto que conquista 38% entre os menos escolarizados, indo para 49% entre os mais instruídos.

Já as intenções de voto para João Campos aumentam conforme diminui o grau de instrução e renda do entrevistado: tem 52% entre eleitores com ensino fundamental, recuando para 33% entre os que têm ensino superior e obtém 44% entre aqueles cuja renda familiar é de até um salário mínimo, indo para 30% entre os que têm renda superior a 5 salários mínimos.

PESQUISA ESPONTÂNEA

A pesquisa também apontou as intenções de voto espontâneas, em que os entrevistados respondem em quem pretendem votar, sem que sejam apresentados os nomes dos candidatos:  Marília Arraes (PT): 41% ; João Campos (PSB): 37%; outros: 1%; branco ou nulo: 16%. Não sabem ou preferem não opinar: 5%. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos, para mais ou para menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *