IGARASSU INAUGURA MONUMENTO COM SÍMBOLOS ALUSIVOS A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

   Município  de Igarassu, na Região Metropolitana,inaugurou, neste sábado (24), o Memorial do Livramento. A edificação é composta por peças gigantes que representam os símbolos da história do município no Litoral Norte do Estado. O Memorial foi inspirado num painel datado de 1729, que está no Museu Pinacoteca de Igarassu. O equipamento fica localizado na BR-101 Norte, na entrada da Rua São Damião, com estátuas dos santos Cosme e Damião, de 5 metros cada uma, confeccionadas pelo artista plástico Roberto Vital.

  Na obra original, datada de 1729, Cosme e Damião aparecem como protetores da cidade. A homenagem atual representa a gratidão aos santos, de acordo com a Comunicação da cidade. Acredita-se que na epidemia de 1685, nenhum morador de Igarassu sofreu com a peste, devido a interferência e proteção divina dos santos irmãos.

  O Memorial do Livramento  também tem réplicas gigantes de três importantes referências à história de Igarassu. O equipamento tem uma canoa, que representa o nome da cidade, que significa Canoa Grande. No local conta também com uma reprodução da Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, a mais antiga ainda em funcionamentos país  e com uma réplica do marco português, assinalando o desembarque de Duarte Coelho para tomar posse de  sua capitania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *