INICIATIVA DA PCR LEVA SERVIÇO ITINERANTE À POPULAÇÃO LGBTQIA+ DO RECIFE

Prefeitura do Recife realiza ação itinerante, na tarde desta segunda-feira (12), com o objetivo de levar informações e serviços à população LGBTQIA+, que reside no capital pernambucana. Trata-se da Estação Diversidade, instalada em um ônibus, que vai percorrer os bairros da cidade, atuando junto a este público.

iniciativa municipal acontece, após o registro de quatro homicídios de mulheres trans no Estado, nas últimas semanas, sendo três deles na capital pernambucana. O primeiro local de atendimento é a Praça Dom Vital, no Bairro de São José, no Centro do Recife.

“Pretendemos oferecer informações, orientações e atendimento à população LGBTQIA+ do Recife. Ação é voltada para pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e também para as pessoas que pretendem buscar o atendimento no Centro de Referência em Cidadania LGBT”, explicou a secretária executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho.

Segundo a Secretária, a escolha do primeiro ponto de parada levou em consideração a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social do Centro do Recife e também a proximidade com o local onde aconteceu o crime que vitimou Roberta da Silva – mulher trans que teve 40% do corpo queimado por um adolescente no Cais de Santa Rita.

De acordo com a PCR, o serviço deve funcionar toda segunda-feira, das 14h às 17h, em uma localidade diferente. Os próximos destinos devem ser os bairros do Ibura, na Zona Norte e da Várzea, na Zona Oeste.

Os encaminhamentos são para os serviços do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, do Ambulatório LGBT Patrícia Gomes, na Policlínica Lessa de Andrade; e do Ambulatório LBT, no Hospital da Mulher do Recife.

“Muitas pessoas ainda não sabem dos seus direitos, ainda não sabem o que tem a ser feito. Nosso objetivo é fazer essa busca ativa, fazer esse mapeamento e ver onde estão essas pessoas para poder orientá-las”, afirmou a funcionária do Centro de Referência e Cidadania LGBT do Recife Lilian Fontenelle, que participa da ação itinerante.

Ainda segundo a Prefeitura do Recife, aqueles que quiserem também podem se dirigir diretamente para o Centro de Referência em Cidadania LGBT do Recife, que funciona de segunda à sexta, das 9h as 15h, na Rua dos Médicis, 86, no Bairro da Boa Vista.

O local conta com uma equipe interdisciplinar, formada por agentes de direitos humanos, psicólogo, advogado e assistente social. O equipamento tem mais de 2,3 mil usuários cadastrados e já realizou mais de 12 mil atendimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *