INSCRIÇÕES PARA O 16º FESTIVAL DE CINEMA DE TRIUNFO ENCERRAM NESTA SEXTA (24)

As inscrições para o edital do 16° Festival de Cinema de Triunfo seguem até esta sexta-feira (24/10). O evento é realizado no município do Sertão do Pajeú pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura – Secult-PE e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Produtores e realizadores audiovisuais podem inscrever seus filmes exclusivamente pelo Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br).

O evento acontece entre os dias 14 e 20 de dezembro reafirmando sua importância como um espaço de difusão da produção independente e de valorização dos talentos regionais. “O Festival de Triunfo é um símbolo da força do audiovisual pernambucano e brasileiro. É um espaço que celebra a criatividade, o olhar diverso e a potência dos nossos realizadores.

Manter essa tradição é também reafirmar o compromisso do Governo do Estado com a democratização do acesso à cultura e com o fortalecimento das cadeias criativas”, destacou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula. O Festival de Triunfo é um importante espaço de visibilidade e reconhecimento para quem produz cinema no Estado e também no Brasil, ressaltou a presidente da Fundarpe, Renata Borba. “.

“É uma oportunidade de exibir trabalhos, trocar experiências e ampliar o diálogo entre realizadores, fortalecendo toda a cadeia do audiovisual nacional”, complementou. A 16ª edição do festival contará com seis mostras competitivas: longa-metragem nacional; curta e média-metragem nacional; curta e média-metragem pernambucano; curta e média-metragem infantojuvenil; curta e média-metragem dos Sertões; e filme experimental.

Podem ser inscritos trabalhos de ficção, documentário, animação, videoclipe e outras categorias, finalizados entre janeiro de 2023 e os meses vigentes de 2025 – desde que possuam cópia de exibição em formato digital (FullHD). Para participar das mostras competitivas, o filme precisa ser dirigido por um(a) realizador(a) brasileiro(a).

No caso da mostra de os Sertões, as produções devem ter sido realizadas em cidades do Semiárido nordestino ou dirigidas por realizadores residentes da região há, pelo menos, 24 meses. Podem se inscrever pessoas físicas, coletivos ou grupos sem personalidade jurídica, além de pessoas jurídicas.

Os filmes selecionados disputam o tradicional Troféu Caretas, além dos Prêmios do Júri Oficial e do Júri Popular. O melhor longa-metragem recebe R$ 6 mil, enquanto os melhores curtas de cada categoria são premiados com R$ 4 mil.

O Troféu Fernando Spencer é concedido ao melhor personagem entre as obras concorrentes. O cronograma do edital estabelece que a análise de mérito das obras inscritas acontece de 27 de outubro a 4 de novembro, com a divulgação do resultado preliminar no dia 5 de novembro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mai16festivaldecinemadetriunfo@gmail.com ou pelo telefone/WhatsApp (81) 98494-2648, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Foto: Eduardo Cunha/Secult -PE

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