JOÃO CAMPOS ANUNCIA ADEQUAÇÕES EM UPA-E DO IBURA PARA ATENDIMENTO EXCLUSIVO DE COVID-19

Prefeitura do Recife está adaptando a Unidade Pública de Atendimento Especializado Professor Fernando Figueira – UPA-E, no Ibura, para atender temporariamente, recifenses com Covid-19. A unidade, que é voltada para atendimentos especializados, exames e diagnósticos – passa a receber exclusivamente, pacientes com coronavírus encaminhados de outras unidades. 

O prefeito do Recife, João Campos, vistoriou a unidade de saúde na manhã deste domingo (14) e anunciou que serão instaladas 28 salas de observação e 20 salas vermelhas, que funcionarão com respiradores. “A UPA-E do Ibura é uma unidade de saúde municipal que vai ser convertida para atendimento 100% Covid-19. Aqui a gente vai instalar 28 salas de observação e 20 salas vermelhas. Lembrando que as salas vermelhas contarão com o suporte de respiradores, para l fazer a ventilação mecânica no paciente” explicou o Prefeito.

“A gente vai implementar esses leitos para garantir que o Recife tenha toda a estrutura necessária para salvar vidas. Estamos fazendo um movimento de conversão de leitos nas nossas unidades, ampliação de leitos de UTI, de observação, de sala vermelha e intensificando também a velocidade da vacinação. Com esses esforços coordenados, a gente vai poder salvar vidas na nossa cidade”, ressaltou João Campos.

De acordo com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, a decisão vai promover um atendimento de saúde de maior qualidade, diante do cenário de pandemia. “Estamos dando mais um importante passo no enfrentamento à Covid-19 aqui no Recife. A UPA-E do Ibura, que é uma unidade de especialidades, será transformada temporariamente em uma unidade para atender esses pacientes, tanto com salas de observação, quanto com salas vermelhas”.

“Serão 20 salas vermelhas que simulam UTIs e 28 salas de observação –  como se fossem leitos de enfermaria. Então, com esse aporte, a gente vai conseguir atender melhor o recifense que estiver com Covid-19 e precise ficar em um desses leitos”, reforçou a Secretária.

A UPA-E Professor Fernando Figueira recebeu um investimento de R$ 10 milhões da Prefeitura do Recife e foi inaugurada em novembro de 2020. O local tem uma estrutura moderna e acessível.  Também dispõe de um estacionamento com 40 vagas. A unidade é de atendimento ambulatorial, para consultas com especialistas e não possui atendimento de urgência, atualmente. Com esta readequação a UPA não terá mais atendimento ambulatorial, temporariamente. Os pacientes serão direcionadas para o Centro de Saúde Dr. Aristarco Dourado de Azevedo, na Cohab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *