PREFEITO QUER IMPLANTAR EM UNIVERSIDADES “ESCRITÓRIOS DE PARCERIAS E INOVAÇÃO”

Fotos: Rodolfo Loepert/ PCR

O prefeito João Campos se reuniu nesta sexta-feira (29), com reitores das principais universidades do Recife. Encontro teve como objetivo aproximar a administração pública municipal das instituições de ensino e pesquisa, para otimizar o desenvolvimento de soluções urbanísticas baseadas em inovação e tecnologia.

Na ocasião foi apresentado o Projeto Escritório de Parcerias e Inovação, organismo que visa incentivar a promoção da cooperação entre a administração pública e as instituições de ensino. Iniciativa será e que lançada ainda neste primeiro trimestre.

Participaram do encontro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Rafael Dubeux, os reitores Alfredo Macêdo Gomes, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Marcelo Carneiro Leão, da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Pedro Falcão, da Universidade Pernambuco (UPE) e o Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.  

“A gente aqui fez uma discussão sobre o Escritório de Parcerias e Inovação da cidade com as universidades. A nossa ideia é poder caminhar em três pilares. Nós vamos discutir as parcerias na área da extensão para poder buscar soluções para os problemas da cidade. A outra parte, é do interesse público, que são os problemas da cidade que a gente pode debater através da inovação. E, por fim, como é que a gente faz a ligação entre o conhecimento e a pesquisa da universidade com o setor produtivo da cidade do Recife”

” A partir de hoje, disse ainda, o Prefeito, a gente lança um cronograma para, ainda no primeiro trimestre, fazer o lançamento do Escritório de Parcerias com as universidades de nossa cidade. Então, o setor público, o terceiro setor, os centros universitários e universidades, e também todo o setor privado da cidade vai estar dialogando com isso. Uma grande ação para poder unir o conhecimento com a capacidade de resolução dos problemas do Recife”, completou João Campos. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Dubeux,  a intenção é solucionar problemas da cidade, reduzindo a desigualdade social e promovendo o desenvolvimento econômico do município.  “A ideia é que a gente tenha um potencial de conhecimento enorme, aqui na cidade do Recife, com universidades de primeira linha, como é o caso dessas universidades que participaram do encontro, hoje.

“E a gente precisa aproveitar esse potencial da cidade para converter isso em políticas,  melhoras de serviços públicos melhores e inovações tecnológicas que deem ganhos de produtividade e renda para o setor econômico aqui na cidade”, explicou o secretário, que irá elaborar um decreto para oficializar a iniciativa, que será lançada no mês de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *