MEDIDAS RESTRITIVAS: FISCALIZAÇÃO REDUZ MOVIMENTO EM PRAIAS DA RMR

Foto: Ed Machado

Folha PE

Restrições mais rígidas nos finais de semana Na Região Metropolitana do Recife (RMR) reduziram o quantitativo de pessoas nas ruas. Foi o que pode ser observado durante a passagem da reportagem da Folha de Pernambuco nos locais mais movimentados do Recife e Olinda neste domingo (6). Praias, parques, calçadões e comércio não essencial ficarão fechados durante os sábados e domingos até o próximo fim de semana.

Diferentemente das semanas anteriores, quase não havia movimentação em Boa Viagem na manhã deste domingo. Policiais, guardas municipais e agentes da Autarquia de Trânsito do Recife (CTTU) faziam a orientação das pessoas que praticavam esportes no calçadão da orla, os quais estão proibidos até o dia 13 de junho. Com raras exceções, a faixa de areia também estava vazia em todos os pontos da praia e não havia banhistas durante todo o litoral percorrido.

Embora tenha fiscalização, alerta de especialistas, sinalizações e demarcações na orla, era muito comum também a presença de pessoas sem máscara andando livremente pelo calçadão. Quando orientados pelas forças de segurança, seguiam para o outro lado da calçada sem o uso do item obrigatório.

Desde julho do ano passado, na primeira onda da pandemia de Covid-19, as pessoas são obrigadas a utilizar máscaras nos espaços públicos de Pernambuco, segundo decreto estadual assinado pelo governador Paulo Câmara. Seguindo para o Pina e Brasília Teimosa, que são bastante frequentados aos domingos, havia quase ninguém circulando pela orla.

O Buraco da Véia e até o famoso “banho de parede” – em que as pessoas aproveitam os respingos do mar na maré cheia no paredão que protege Brasília – estavam completamente vazios até o fim da manhã. A exceção ficou apenas em algumas ruas dentro do bairro, onde pessoas circulavam sem máscaras.

CICLOFAIXAS

A Prefeitura do Recife – PCR retirou as ciclofaixas temporárias dos domingos. Como efeito, houve uma redução na quantidade de pessoas no Bairro do Recife – principal ponto de concentração de ciclistas nos finais de semana. Bares e outros comércios não essenciais do bairro também ficaram fechados, obedecendo o decreto do Estado. Apesar da redução, muitas pessoas ainda circulavam máscaras pelas ruas, principalmente no Marco Zero, em que grupos inteiros podiam ser vistos sem o uso do item obrigatório.

OLINDA

Em Olinda, as praias de Bairro Novo e Casa Caiada também contaram com efetivos da Polícia Militar e guardas municipais. Alguns banhistas tentaram entrar no mar, mas foram orientados a sair pelas forças locais. No calçadão, o movimento estava bem abaixo dos domingos anteriores, com algumas exceções de pessoas que circulavam caminhando ou pedalando pelo local.

DECRETOS

O atual decreto estadual deve seguir até o próximo domingo (13). Para a Região Metropolitana e Zona da Mata, praias, parques, orlas e comércio não essencial estão fechados durante sábados e domingos. Já as cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais – Geres de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, seguem em quarentena rígida.

Nesses locais, durante toda a semana, só poderão abrir as portas atividades autorizadas. A Macrorregião 4, que contempla o Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *