Os movimentos Direita Livre Brasil, Liberta Pernambuco, Liberta Brasil, B38, Ordem, Conservadores PE, Muda PE, Resgata Brasil, Fórum de Conservadores do NE, ProVida e Consensus reafirmaram, nesta quarta-feira (11) apoio ao candidato a prefeito do Recife, Mendonça Filho (DEM), nesta reta final do primeiro turno das eleições municipais, que acontecem próximo domingo (15) .
Em nota oficial, os grupos de direita lamentaram a decisão do presidente Jair Bolsonaro de declarar apoio à candidatura da Delegada Patrícia (Podemos) por considerar que a decisão é resultado de um assessoramento errado, ao optar por uma candidatura que não conta com o apoio dos grupos de direita pernambucanos conhecedores da realidade política local.
Os grupos travam há anos um embate político com a esquerda (PSB/PT) pernambucana e defendem que Mendonça é a melhor e a única opção de derrotar o condomínio socialista, com a segurança de oferecer um projeto de boa gestão para o Recife pela sua experiência e capacidade de entregar o que promete.
Na análise dos movimentos, o Democrata, candidato da Coligação Recife Acima de Tudo formada pelos partidos: DEM, PSDB, PTB e PL, sempre militou contra a esquerda e foi fundamental para derrotar o PT, com uma história limpa de vida pública e, trabalho pelo Recife, por Pernambuco e pelo Brasil. Com este perfil, a declaração reafirma que Mendonça é o único nome capaz de derrotar a esquerda na capital pernambucana – que está no poder nos últimos 20 anos.
Ao reafirmar o apoio à candidatura Mendonça/Priscila, os grupos convocam todos os recifenses que desejam uma mudança e querem o fim do consórcio PT/PSB, dos primos Marília Arraes e João Campos, a votar em Mendonça e trabalhar incansavelmente para garantir ao Recife um projeto de gestão sólida, pautada na eficiência, transparência e comprometimento com as pessoas e a cidade.
Na nota, os representantes destacaram, ainda, que além da trajetória política, Mendonça é um homem público de direita, defensor das pautas liberais da economia, dos valores da eficiência do estado e da transparência, e conservador, sendo contra o aborto e a liberação das drogas.
Esta é a segunda manifestação de apoio dos grupos de direita a Mendonça. No mês passado, eles reafirmaram o apoio a Mendonça diante das declarações do deputado Daniel Coelho (Cidadania), que atacou Mendonça, após o democrata cobrar da Delegada Patrícia “que assumisse as declarações preconceituosas contra o Recife – chamando a capital de Recifilis, numa alusão a uma cidade doente – e desrespeitosa com o recifense, a quem chamou de “povo feio, um verdadeiro circo de horrores”.