A tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita vai celebrar à 51ª edição no próximo domingo, a partir das 9h da manhã. De forma online pelo segundo ano, devido à pandemia da Covid-19, a missa será celebrada por Dom Magnus Henrique, Bispo da Diocese de Salgueiro. ,
Os cânticos do momento solene será feito pelos artistas: Josildo Sá, João Cláudio Moreno, Flávio Leandro, Targino Gondim, Coral Aboios de Serrita, Aboiadores Chico Justino, Cicero Mendes e pelos violeiros Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre.
Em entrevista gravada para o programa Frente a Frente, que vai ao ar a partir das 18h, pela Rede Nordeste de Rádio, a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, relatou as dificuldades que a entidade vem enfrentando para realizar o evento.
Segundo explicou, este ano, o Governo do Estado não ajudou na realização da Missa e ela só vai acontecer graças aos esforços da iniciativa privada através do empresário Antônio Souza, que pagou a apresentação dos artistas no evento, e do Município de Serrita.
“Infelizmente, estamos com dificuldades de realizar a Missa do Vaqueiro, haja vista que o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo e da Empetur, ainda não nos pagou o débito de 2019. Este ano, dentro das possibilidades da pandemia, vamos realizar o evento com ajuda de amigos e sem apoio do Governo de Pernambuco”, disse Helena.
A presidente da Fundação também relatou a dificuldade em fazer contato com o secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. “Não consigo estabelecer comunicação com Rodrigo Novaes. Até tento ligar ou falar com ele no WhatsApp, mas ele silencia”.
Soube que o Secretário já pagou R$ 500 mil para Nova Jerusalém para realização da Paixão de Cristo, marcada para outubro, mas com a Missa do Vaqueiro, está em débito desde 2019. A Paixão tem o mesmo valor da Missa, porém o tratamento da Empetur é diferente para os dois eventos e não sabemos o porquê”, concluiu.