MORTE DO EX-DEPUTADO FEDERAL, CARLOS EDUARDO CADOCA REPERCUTE NO MEIO POLÍTICO

Diversos políticos lamentaram a morte do ex-deputado federal por Pernambuco Carlos Eduardo Cadoca, aos 80 anos, vítima do novo coronavírus. Vários se manifestaram por meio de notas de pesar. Abaixo, alguns depoimentos:

Prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira,“Recebi a notícia do falecimento de Cadoca com muito pesar, por tudo que ele representou no cenário político e no estado, como vereador, deputado e secretário. Presto minha solidariedade a sua família e que Deus conforte a todos neste momento tão triste.”

Deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula,“Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus melhores políticos, e eu, um grande amigo. Carlos Eduardo Pereira, o nosso querido Cadoca, foi meu companheiro, meu colega, meu parceiro durante toda minha trajetória política. Cheguei à Câmara de Vereadores do Recife, e ele já estava. Chegamos juntos à Assembleia Legislativa de Pernambuco e à Câmara dos Deputados, e juntos fomos secretários de estado no governo Jarbas Vasconcelos.

Essa longa trajetória me deu o privilégio de conviver com um político de elevado espírito público, defensor intransigente dos interesses do nosso Estado, um ser humano extraordinário. Pernambuco fica mais pobre com a partida de Cadoca. Minha solidariedade e meu abraço fraterno a Berenice, aos seus filhos e neta, que eram sua grande paixão, a todos os familiares e à legião de amigos que ele tinha. Que meu amigo Cadoca descanse em paz!”

André Ferreira, deputado federal e presidente estadual do PSC: “Fui companheiro de partido de Cadoca. Inclusive, fizemos uma bela campanha juntos em 2004, quando fui candidato a vereador e ele, a prefeito.  Fiquei muito triste com a notícia de sua morte. Perde Pernambuco e a política, com a partida desse grande homem público. Que Deus conforte a família neste momento de tanta dor.”

Deputado federal (SD-PE), Augusto Coutinho“Nossa política perdeu um grande nome e eu um grande amigo. Recebi com tristeza e pesar a notícia do falecimento de Cadoca com quem tive a felicidade de conviver durante vários anos e, nos últimos, como companheiro de partido. Sou testemunha do empenho com que ele sempre trabalhou por Pernambuco, tanto na Assembleia Legislativa, quanto na Câmara Federal. Cadoca também foi um dos políticos que maior legado deixou para a cidade do Recife, que tanto amava. 
Descanse em paz eterna. Que seus familiares tenham conforto e guardem as melhores lembranças.”

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo: “Tive a oportunidade de conviver e trabalhar com um dos mais dedicados homens públicos de Pernambuco. Cadoca deixa importantes contribuições ao nosso Estado. Minhas condolências a toda família e amigos.”

Deputado federal e presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho,: “É com tristeza que Pernambuco perde Cadoca. Homem público com longos serviços prestados ao nosso estado. Disputei minha primeira eleição para vereador em 2004 apoiando Cadoca, quando ele foi candidato a prefeito. Desde então nos aproximamos. Desejo força e manifesto minha solidariedade para a família de Cadoca nesse momento.”

Deputado federal (PSB-PE), Danilo Cabral“É com grande tristeza que recebemos a notícia sobre a perda de Cadoca neste domingo. Mais uma vítima da Covid-19 no país. Muito querido, ele deixa uma trajetória de serviços prestados à população do estado, especialmente do Recife, cidade do seu coração. Em nome de Berenice, nossa solidariedade aos familiares e amigos de Cadoca. Que Deus possa confortá-los neste momento de dor.”

Deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte“Com exemplar vida política, Cadoca deixa como legado a valorização da cultura e do turismo de Pernambucano, além da defesa da democracia, tão característica do parlamentar. Que Deus o receba ao seu lado e conforte a esposa Berenice, os quatro filhos e todos os familiares e amigos.”

Presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Eduardo Marques“Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado e ex-vereador Cadoca Pereira. Um homem sério, comprometido com as lutas populares e que amava profundamente o Recife. Que Deus possa confortar familiares e amigos nesse momento tão doloroso.”

Deputado federal (PP-PE), Fernando Monteiro: “Daquelas perdas que nos entristecem demais. Cadoca tinha sempre uma conversa boa, inteligente e animada. Que Deus conforte seus familiares e amigos neste momento tão difícil.”

Deputado estadual (PSC), Guilherme Uchoa Junior: “(Cadoca) teve uma carreira política brilhante. Três vezes vereador do Recife [chegando a ocupar o cargo de presidente da Câmara], cinco vezes deputado federal, deputado estadual e secretário da Prefeitura do Recife e do Governo do Estado nas gestões de Jarbas Vasconcelos e Roberto Magalhães, à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esportes. Deixou um legado de serviços prestados ao povo de Pernambuco ao comandar projetos importantes e estruturadores no nosso estado.”

Deputado estadual (PSC), Manoel Ferreira: “Foi com muito pesar que recebi a informação do falecimento de Cadoca. Fui deputado estadual ao lado dele e sei do tamanho do homem público que ele foi. Deixo aqui meus sentimos à sua família. Que encontrem em Deus o abrigo necessário nesta hora de dor.”

Deputada federal (PT-PE), Marília Arraes: “Hoje o Recife perdeu um dos seus filhos mais entusiasmados para a Covid-19. Não dá para contar a história política da nossa cidade sem falar de Cadoca. Muito além das disputas eleitorais, o trabalho de Cadoca, que executou com muito amor pela cidade, marcou gerações, a minha, inclusive. Independentemente de divergências político-ideológicas, todos sempre reconheciam a seriedade e a verdade com que defendia aquilo em que acreditava, com respeito a quem pensava diferente – o que é bem raro nos dias de hoje. Desejo que Deus conforte o coração de Berenice e dos seus filhos, neste momento tão difícil.”

Prefeito de Olinda pelo Solidariedade, Professor Lupércio: “Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do ex-deputado federal Cadoca. Conhecido pela forte dedicação pelo nosso estado, seja na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa ou nas secretarias do Governo de Pernambuco e da Prefeitura do Recife, ele deixa um legado repleto de contribuições para a população. Como companheiro de partido, Cadoca também nos deixa um grande exemplo de um político disposto a trabalhar pelas pessoas. Que Deus conforte todos os familiares e amigos neste momento tão difícil.”

Deputado federal e presidente estadual do MDB, Raul Henry: “Em nome de todos que fazem o MDB de Pernambuco, quero manifestar nossas condolências pela perda do nosso amigo e companheiro de longa jornada Carlos Eduardo Cadoca. Advogado vitorioso, desde muito cedo Cadoca fez uma escolha pela militância política e pela vida pública. No nosso partido, destacou-se na resistência democrática. Depois, exerceu vários mandatos, sempre de forma combativa e comprometida com as melhores causas.

Cadoca também teve uma atuação destacada nos cargos executivos que ocupou, sobretudo nas atividades ligadas ao turismo. Por onde passou, deixou a marca da grande capacidade de realização, competência e espírito público. Sua partida representa uma perda imensurável. À sua família transmitimos nosso sentimento de pesar e de solidariedade.”

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes“Pernambuco amanheceu de luto neste domingo. Perdemos um grande combatente em favor da democracia, o ex-vereador e ex-deputado estadual e federal Carlos Eduardo Cadoca. Cadoca entregou sua vida à política, deixando marcas positivas por onde passou. Pernambuco perde um homem sério, dedicado e defensor da boa política. À sua esposa, Berenice Andrade Lima, seus filhos e amigos, desejamos conforto nesse momento.” 

Deputado federal e presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz“Hoje perdi um dos maiores amigos que construí no exercício da política: meu irmão Cadoca. Cadoquinha, como eu carinhosamente o chamava, era parceiro de todas as paradas. Amigos das boas conversas, das inúmeras viagens, das gargalhadas, da apurada análise política, da conversa franca, da amizade sincera. Com Cadoquinha eu amenizava a solidão de Brasília.

Éramos companheiros de plenário, dos jantares da madrugada, após as cansativas votações. Cadoca era um jovem, na disposição, no bom humor, na visão de mundo. Conversamos muitas vezes sobre o medo da Covid e os cuidados para não contraí-la. Infelizmente, o vírus o levou. Vai com Deus, irmão. Você foi um amigo de fé, irmão, camarada e vai fazer uma falta grande. Nosso abraço solidário a Berenice e aos filhos, que eram a sua razão de viver.”

Zeca Cavalcanti, ex-prefeito de Arcoverde e ex-deputado federal (PTB): “Perdi um amigo, companheiro que me ensinou muito. Quando prefeito de Arcoverde, tive a satisfação de conhecê-lo e ser um parceiro importantíssimo na gestão, depois como deputado consolidamos ainda mais nossa amizade. No plenário, nos jantares e na vida. Perdi um grande amigo, quero externar meus sentimentos a minha amiga Berenice, seus filhos e aos demais familiares.” Fonte: Blog do Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *