Ir para o conteúdo
sábado, 10 de outubro de 2026

Política e cotidiano de Pernambuco

ELEIÇÕES 2026

PARTIDOS QUE APOIAM FLÁVIO BOLSONARO SOMAM 286 DEPUTADOS E 50 SENADORES

Por Luzimar Dias

Partidos que apoiam o senador Flávio Bolsonaro (PL) no 2º turno das eleições contarão com 286 deputados e 50 senadores em 2027. Este é o tamanho do apoio que o candidato do PL pode vir a ter no Congresso no próximo ano, caso vença o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 25 de outubro de 2026. …

Na última semana, Flávio recebeu o apoio de União Brasil, Progressistas, Republicanos, Novo e Podemos. Os números citados acima são a soma dos deputados e senadores destas cinco legendas + o PL – partido do senador. Publicamente, todos negam que haja negociações na montegem de um eventual governo, mas nomes estão sendo cotados.

Flávio tem repetido nos últimos dias que planeja fazer alterações na Constituição. Em 7 de outubro disse que quer aprovar via Proposta de Emenda à Constituição-PEC , uma reforma do Judiciário, a redução da maioridade penal e o fim da reeleição, a começar pelo próprio mandato de presidente, se for eleito.

“Qualquer coisa elém disso é especulação”, afirmou o senador. Caso seja eleito e apresente uma PEC, Flávio precisará de pelo menos 308 votos (3/5 da Câmara). São só 22 a mais que a soma dos partidos que o apoiam.

MDB

Além dos acordos formais anunciados pelas direções nacionais, há articulações feitas diretamente nos Estados. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), articula o apoio de diretórios estaduais do partido em 15 Estados a Flávio.

O MDB elegeu 36 deputados federais. A expectativa é que metade dessa bancada possa aderir a um eventual governo Flávio. Se isso ocorrer, parte da distância atual de 22 votos seria reduzida. Mas também existe a infidelidade partidária.

O movimento mostra que a composição do grupo de apoio ao governo no Congresso não deve ser definida só pelos partidos que anunciaram apoio formal no 2º turno. Diretórios estaduais, governadores, prefeitos e líderes das bancadas podem ter papel relevante.

O ex-governador de Goiás e candidato derrotado a presidente, Ronaldo Caiado (PSD), também deu apoio a Flávio. Seu partido está neutro. Mas seu grupo político tende a estar ao lado do senador.

Na Casa Alta, a situação é diferente. Dos 81 senadores que vão compor o Senado no ano que vem, 50 pertencem ao PL, União Brasil, PP, Novo, Republicanos e Podemos. O número supera os 49 votos necessários para aprovar uma PEC.

Foto: Marina Uezima/Agência O Dia

Leia também

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *