Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, anunciou com antecipação, nesta quarta-feira(18), parte da grade que irá compor o Carnaval 2025. De acordo com a gestão, a medida visa atrair um nicho ainda maior de turistas para a cidade no período da maior festa em linha reta da América Latina e adjacências, confirmando seu protagonismo como o melhor Carnaval de rua do Brasil.
A festa vai ainda estrear novidades como o Bloco Bicho Maluco Beleza nas prévias, além de confirmar recém-inauguradas tradições, como a subida do Galo na ponte Duarte Coelho na quarta da semana pré, com abertura oficial da festa na quinta que antecede o sábado de Zé Pereira.
O tema deste ano confirma a verdade das ruas coloridas da festa recifense: “Carnaval do Recife. É Gente”. São as pessoas, os foliões de rua, que fazem desse evento tão popular, que é o Carnaval do Recife – o mais democrático e inclusivo – uma celebração à vida nesta urgente folia.
Entre os nomes que irão fazer parte da festa figuram verdadeiros baluartes do cancioneiro momesco pernambucano como Elba, Marron Brasileiro e a agremiação Abanadores do Arruda, os homenageados da festa, além de Antônio Nóbrega e Maestro Forró. A passarela da folia dá voz ainda a outras sonoridades como Raphaela Santos e BaianaSystem.
Dentre as atrações nacionais figuram nomes da envergadura de Ney Matogrosso, Chico César e Mãeana. O público ligado no pop também poderá curtir shows de Gloria Groove, Pedro Sampaio e Pabllo Vittar, enquanto o povo do samba terá a oportunidade de ver as primeiras apresentações gratuitas de Carnaval da banda Menos é Mais e do cantor Ferrugem, além de Criolo, que traz ao Carnaval do Recife um espetáculo versado no samba.

“As datas e os palcos nos quais acontecerão as apresentações serão divulgados em momento oportuno. “Vocês viram que a nuvem com as atrações do Carnaval não está fraca, né? É pesada e promete gerar mais uma vez”.
“A gente provou montar uma grade forte, eclética, com várias representações de gêneros e estilos, sempre reforçando que as atrações locais seguem como a grande maioria de toda a nossa programação. Aliás, a imensa maioria, com 98% da grade. Tem muito frevo, macaratu,samba, brega e muita música massa que faz a gente sentir orgulho da nossa cultura”, destacou o prefeito João Campos (PSB).
A programação já anunciada “bota o bloco na rua! em uma cidade que promove encontros e diversidade, com a preservação da cultura popular e com respeito e pluralidade, ao mesmo tempo em que bebe de outras sonoridades como rock, trap, samba ou pop. Assim, o Manguebeat cabe representado por Nação Zumbi, Karina Buhr, Mundo Livre S/A e Siba, enquanto Xamã traz o rap aos palcos.
O já consolidado Recife Capital do Brega garante seu espaço cativo na festa, voltando às ruas e palcos de Momo. Também farão parte desta corte momesca e plural nomes como Lenine, Jota Michiles, Nena Queiroga, Karynna Spinelli, Geraldo Azevedo e Som da Terra, entre muitos outros mais.
“O Carnaval do Recife é o mais democrático, cheio de coisas lindas para vivenciar na rua e não apenas nos palcos. Então, quero dizer para todos que vem até a nossa grande festa, que venham preparados, porque temos a maior e melhor em linha reta do mundo. Que todos venham com muita cor, muita purpurina e muita energia”, exclamou Milu Megale, secretária de Cultura do Recife.
Entre as novidades para 2025, a cidade recebe a estreia do Bloco Maluco Beleza em terras recifenses, agremiação capitaneada por Alceu Valença e que vai tomar conta da tarde do domingo de semana pré-Carnavalesca na Rua da Aurora, espaço que vem se consolidando como um novo polo momesco e já abriga o encontro Aurora dos Carnavais na pré-folia, além de um palco dedicado ao público infantil nos dias de Momo.

“A nuvem que apresentamos hoje tem as duas marcas do Carnaval do Recife: a tradição, onde apontamos os encontros da cultura popular, dos afroxés, dos maracatus e tantas outras expressões, e também as atrações de cunho nacional”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura do município, Marcelo Canuto.
“O espetáculo multicultural da subida do Galo se consolida na quarta-feira da semana pré e a cidade, mais uma vez, terá seis dias oficiais de festejos, com a inauguração na quinta da semana que antecede o sábado de Zé Pereira.
Mas, para quem tem urgência de folia, a dica é aproveitar os ensaios, acertos de marchas e baques, concursos populares e toda a beleza das prévias que se espalham pelos quatro cantos da cidade e começam mais de um mês antes dos festejos oficiais.
Estrela principal da festa, a cultura popular abre alas para todos os palcos e polos, além de protagonizar diversos eventos como o Tumaraca, Encontro de Nações, o Ubuntu, que reúne os afoxés, os Encontros de Baques, de Blocos Líricos, de Bois e Ursos, de Caboclinhos e Índios, de Tambores Mirins, a Noite dos Tambores Silenciosos, o desfile das Agremiações e também das Agremiações Campeã.
Tem ainda, as programações do ‘De Pátio a Pátio’, dos Corredores da Folia e dos Acertos de Marcha dos Blocos Líricos. Um Carnaval de muita gente, tradição e alegria.
R$ 2,7 BILHÕES NA ECONOMIA
Estima-se que a festa em 2025 deverá movimentar mais de R$ 2,7 bilhões na cidade, em diversas cadeias produtivas. Este ano, a festa atraiu 3,4 milhões de foliões para a capital pernambucana, 20% a mais do que em 2023 e criou 57 mil postos de trabalho temporários.
A capital pulsou ao som de frevo, maracatu, samba, pagode, rock, trap e tantos outros ritmos musicais com as mais de 3 mil apresentações artísticas na programação, incluindo 1,7 mil da Cultura Popular, sendo 98% da grade formada por artistas locais.
Fotos: Rodolfo Loepert/ Prefeitura do Recife