PF DESARTICULA ESQUEMA DE FRAUDES CONTRA A PREVIDÊNCIA EM PERNAMBUCO

Polícia Federal, em ação conjunta com a Força Tarefa Previdenciária e Trabalhista de Pernambuco, deflagrou no ultimo final de semana a Operação Aturada, que desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias. O grupo atuava fraudando diferentes espécies de benefícios de três formas: recebimento de créditos pós-óbito, criação de beneficiários fictícios e atualizações de dados à revelia dos titulares. O cruzamento dos dados nos sistemas corporativos mostrou que a organização criminosa teve participação em pelo menos 227 benefícios suspeitos, os quais serão encaminhados para revisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Na operação foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 36ª Vara da Justiça Federal, num condomínio localizado na Rua dos Navegantes,  no Bairro  de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. No local foram apreendidos 25 cartões bancários, três aparelhos celulares, além de uma picape Hilux. Todo o material passará por uma perícia técnica com o objetivo de subsidiar as investigações que estão em andamento. Os crimes cometidos pela organização criminosa são :  adicionar dados falsos em sistema de informação, estelionato, uso de documentos falsos e  associação criminosa.  De acordo com a PF, as penas ultrapassam  20 anos de reclusão.

Dentro desse esquema criminoso, os responsáveis pela fraude usavam documentação falsa e contavam com a ajuda de idosos “laranjas” para criar beneficiários fictícios de Amparo Social ao Idoso, fazer renovação de senha, comprovação de vida, transferências, empréstimos consignados e mudanças de datas de nascimento e de órgãos pagadores. A investigação identificou atividades frequentes de recebimento de créditos após o óbito dos beneficiários, além de situações de reiteradas atualizações de dados à revelia dos reais titulares dos benefícios, os quais passavam a ter seus pagamentos depositados em contas criadas pelo grupo.

A ação contínua de detecção dessas fraudes tem proporcionado uma economia de pelo menos R$ 6 milhões de reais em valores que seriam pagos futuramente a esses supostos beneficiários, caso o esquema não tivesse sido desmantelado. O nome da operação,  faz alusão a algo que se estende por muito tempo e a alto custo, considerando que a organização atuava há mais de 18 anos,  em pelo menos 10 estados brasileiros.  A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Polícia Federal, Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e Ministério Público Federal que atua em conjunto para o combate eficaz de crimes contra o sistema previdenciário.

 O candidato a prefeito do Recife pela Frente Popular, João Campos (PSB) prometeu, caso eleito, realizar a construção do Hospital da Criança da Cidade do Recife que será  erguido no Bairro do Ibura, Zona Sul do Recife. O anúncio foi veiculado no Guia Eleitoral do socialista exibido nesta terça-feira.

De acordo com a assessoria do candidato a edificação  vai contar com um Núcleo de Desenvolvimento Infantil, onde as crianças com deficiências poderão receber  acompanhamento específico.  “O Recife tem muitos desafios. Um dos grandes desafios é a saúde. “Temos que cuidar da criança, porque se a gente cuida da criança a gente garante a construção do futuro… uma grande ação que a gente vai fazer na área da saúde”, destaca o candidato no guia.

COMPROMISSOS

 João Campos (PSB) realizou, na tarde desta terça-feira (03), um porta-a-porta nas localidades Córrego do Boleiro e Córrego da Areia, no Bairro de Nova Descoberta. Segundo informações da assessoria, o socialista, percorreu as  ruas, com equipe reduzida e mantendo distanciamento, para apresentar algumas propostas e ouvir demandas  dos moradores.

No Córrego da Areia, João Campos conheceu Valdênio e o seu pequeno empreendimento de fabricação de coxinhas, onde trabalha junto com o filho. “Nossa intenção é ajudar pessoas como Valdênio, que existem em toda a cidade, a começar ou ampliar o seu negócio. Queremos ajudar aqueles que tenham vontade de iniciar seu próprio negócio e também os que já possuem seu empreendimento, explicou o prefeiturável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *