DEPUTADA PRISCILA KRAUSE CRITICA A COMPESA POR REAJUSTES NA CONTA DE D`ÁGUA

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) reagiu, na Reunião Plenária da Alepe, desta quinta (16), ao reajuste de 11,9% aplicado pela Compesa na conta de água dos pernambucanaos, desde o dia 19 de agosto.

Outro aumento, de 2,4%, já havia sido implementado em janeiro deste ano. A Parlamentar anunciou que apresentará um Projeto de Lei para impedir a Agência Reguladora de Pernambuco – Arpe de autorizar mais de uma elevação ordinária anual nas tarifas.

“A alta acumulada na tarifa de água e esgoto, em relação ao ano passado, chega a 14,58%, acima da inflação no período, que foi de 9,7%, segundo o IPCA. É o maior valor aplicado, em 2021, entre as dez maiores companhias de saneamento do País”, ressaltou.

“Só depois de muita grita e mobilização, principalmente nas redes sociais, a Compesa suspendeu esse reajuste para os beneficiários da tarifa social, destinada a famílias com renda inferior a um salário mínimo”.

Priscila cobrou da concessionáriaresponsabilidade, por não fazer nenhuma diferenciação no porte dos empreendimentos. Além disso, acentuou que, o aumento, que considera “injusto e abusivo, também impactará indiretamente o bolso dos consumidores, ao ser repassado pela indústria e pelo comércio nos preços dos produtos.

LEI FEDERAL

“A Lei Federal do Saneamento prevê que reajustes de tarifas de serviços públicos de saneamento básico serão realizados observando-se o intervalo mínimo de 12 meses”, lembrou Priscila Krause. Ela pediu o apoio dos demais parlamentares à proposição que visa impedir a Arpe de autorizar dois aumentos no mesmo ano.

Foto: Mariana Carvalho/Divulgação

Fonte: Blog Portal de Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *