POLICIAIS PENAIS REALIZAM MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DO RECIFE POR MELHORIA SALARIAL

Policiais penais realizaram uma passeata, no final da tarde desta segunda-feira (22), no Centro do Recife. A categoria cobra do Governo de Pernambuco reajuste salarial e mudanças no plano de cargos e carreiras. A Polícia Penal foi instituída em Pernambuco em 2020, após a aprovação de uma lei pela Assembleia Legislativa (Alepe). Assim, a categoria ficou responsável por realizar a segurança nos presídios e penitenciárias, que era feita por policiais militares.

Os policiais penais se reuniram às 15h30 de hoje, na Praça do Derby, área central da capital pernambucana. De lá, eles seguiram em passeata, pela Avenida Conde da Boa Vista, até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, na mesma região.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais, a mobilização foi marcada por causa do “desrespeito com a categoria pelo não cumprimento do acordo coletivo assinado”.

Ainda segundo a categoria, esse acordo prevê a criação do Departamento da Polícia Penal, além de negociação de reajuste salarial, novos enquadramentos por tempo de serviço e alteração do plano de cargos.

Os policiais apontam que atuam com “baixo efetivo e poucas condições de trabalho”. Além disso, afirmam que, “nos últimos quatro anos, têm perdas de ganhos salariais e com congelamento de salários”.

No ato, os policiais dizem que pretendem reabrir negociação com o governo. Para isso, a direção do sindicato solicitou um encontro no palácio. A entidade afirmou que, caso não seja reaberta a negociação, pretende marcar uma assembleia-geral para deliberar por operação padrão ou até paralisação”.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou, por volta das 17h, que não havia sido acionada para atuar no protesto.

Fonte: G1 -PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *