Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém (PL) anunciou o cronograma de volta às aulas presenciais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. O retorno será gradual por turmas a partir do dia 8 de setembro, começando pelos alunos dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos e Ensino de Jovens, Adultos e Idosos – EJAI dos anos finais (ver cronograma abaixo).
“Todo o processo de retomada das aulas presenciais seguirá os protocolos sanitários elaborados, seguindo as recomendações do Governo do Estado, Ministério da Educação, União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco – Undime e entre outras instituições”, disse o Prefeito.
“Nosso compromisso é levar educação de qualidade para nossos estudantes e investimos na estrutura das instituições municipais para termos um retorno seguro para nossos professores, trabalhadores da educação e alunos”, destacou Keko do Armazém.
A volta às aulas presenciais não será obrigatória para todos os estudantes. Os pais que optarem pelo não retorno do filho a sala de aula – os aluno continuará tendo as aulas de forma remota através do caderno de atividades – que é entregue bimestralmente aos discentes e das aulas assíncronas.
“Avaliamos semana a semana os avanços da pandemia no nosso município e Estado. Como os índices de casos vêm diminuindo, decidimos retomar em setembro às aulas presenciais”, afirmou o secretário municipal de Educação, Heberte Gomes.
O cronograma de retomada às aulas presenciais foi elaborado por uma comissão com membros das secretarias municipais de Educação e Saúde e apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação.
Todos os profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino já foram vacinados com a primeira dose contra Covid-19 e a previsão é que recebam a segunda dose do imunizante no final de agosto.
Todas as instituições receberam visitas técnicas para a adequação dos espaços às aulas presenciais e 70% das unidades escolares passaram por reformas ou por algum tipo de intervenção.
Além da estrutura física, todas as unidades vão disponibilizar álcool em gel, termômetros e lavatórios para as mãos, assim como serão entregues máscaras para estudantes, docentes e trabalhadores da educação.
CALÉNDÁRIO
23/08 – Acolhida dos professores anos finais e EJAI
24 e 25/08 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores dos anos finais e Ejai anos iniciais
26 e 27/08 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos dos anos finais e Ejai anos iniciais
31/08 – Acolhida dos professores da Educação Infantil, anos iniciais e EJAI anos iniciais
1 e 02/09 – Nivelamento do protocolo sanitário local; planejamento de acolhida dos estudantes e diálogos com pais e responsáveis com professores da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
03 e 06/09 – Reunião com pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Ejai anos iniciais
08/09 – Retorno dos 6ª, 7ª, 8ª e 9ª anos; Ejai anos finais
14/09 – Retorno dos 1ª, 2ª, 3ª e 4ª anos; e EJAI anos iniciais
21/09 – Retorno Educação Infantil