Foto: Herick Marques/Secom Igarassu
Prefeitura de Igarassu, na Região Metropolitana anunciou nesta quinta-feira ( 15) a revitalização da ilhota Coroa do Avião, localizada no município. De acordo com a gestão, o projeto arquitetônico – um presente do arquiteto Humberto Zirpoli, em parceria com a arquiteta, Leda Torres – terá foco na sustentabilidade, além da implantação de quiosques e decks suspensos de madeira, para utilização em maré alta.
Para a prefeita Elcione Ramos (PTB), é preciso investimentos no Litoral Norte. “Estou encantada e o projeto foi sonhado e planejado. Estive por diversas vezes em Brasília e o ministro do Turismo Gilson Machado abraçou a nossa causa, que contempla não só Igarassu, mas todas as cidades da Região Metropolitana Norte”.
“A Coroa vai ficar mais bela”, disse a gestora, que também ocupa o cargo de vice-presidente Temática e Regional da Frente Nacional de Prefeitos – FNP – função que discute novas políticas para o turismo do Litoral brasileiro. Segundo a assessoria da prefeitura, “a gestora, agora, seguirá para um tour nos ministério em Brasília, em busca de recursos para a cidade. Na a pasta do Turismo, a prefeita fará a entrega do projeto.
ILHOTA
A Coroa do Avião está localizada no Município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A ilhota tem aproximadamente 560 metros de extensão por 80m de largura. Basicamente, a geografia do local se constitui por um banco de areia coberto de vegetação e alguns equipamentos.
De acordo com a proposta, o estudo traz o conceito “masterplan” que se preocupa com as principais questões de uso e ocupação do solo envolvendo a arquitetura, urbanização e paisagem, com foco na sustentabilidade do local. “Além de ter um olhar no disciplinamento do comércio, com a implantação de quiosques, decks suspensos de madeira para utilização em maré alta, baixa e mobilidade, o projeto visa proporcionar bem-estar ao visitante e comerciante”.
O arquiteto Humberto Zirpoli ressaltou que o projeto contempla as premissas de sustentabilidade, acessibilidade e preservação da natureza. “Agradeço a oportunidade e lembro que na minha infância e adolescência, a Coroa do Avião esteve muito presente. É um lugar lindo! Estou à disposição da prefeitura e contem comigo. Foi um prazer e parabenizo a todos envolvidos nessa empreitada”.