PREFEITURA DO CABO RETOMA O “BUSCA ATIVA ” PARA RECONDUZIR ALUNOS ÀS SALAS DE AULA

Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria Municipal de Educação, retomou as ações do Programa Busca Ativa Escolar, que resgata alunos que deixaram de frequentar a escola pelos mais diferentes motivos.

A ação foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27), na Escola Municipal Professor Jason Brandão da Silva e contou com apoio das secretarias de Programas Sociais, Governo e Orçamento Participativo.

Gestores e coordenadores do município saíram em campo com todos os cuidados necessários para conversar com os estudantes e suas famílias a fim de cumprir com o objetivo da Busca Ativa, que visa combater a evasão escolar. A ação também conta com a estratégia de uma equipe de agentes motoqueiros, que visitam as  residências de difícil acesso.

O trabalho intersetorial articula medidas para que sejam garantidos os direitos essenciais dos estudantes, sendo o  principal, a educação. Os trabalhos envolvem microrregiões dos bairros da Cohab, Malaquias, Bairro São Francisco, Mauriti e Alto da Bela Vista – locais onde, atualmente, há um total de 260 alunos que não estão comparecendo às aulas – o equivalente a 30% .

“A pandemia agravou o cenário de evasão escolar e, agora, precisamos ir em busca dessas crianças e adolescentes que deixaram de frequentar as aulas. Iremos cruzar as informações nos bancos de dados das diversas secretarias municipais para localizar os estudantes”, destacou o prefeito Keko do Armazém (PL).

ESTRATÉGIA

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para os estados e municípios.

Ela foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.

 Foto: Jakson Costa PMCSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *