PREFEITURA DO PAULISTA REALIZA AÇÃO INTEGRADA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE EM ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO

Prefeitura do Paulista, na Região Metropolitana promoveu nesta quarta-feira (11), uma ação integrada na Mata do Ronca, localizada no Bairro da Mirueira.

Iniciativa aconteceu a partir de uma parceria entre as secretarias de Saúde, por meio da Superintendência Estratégica de Saúde e a de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU). 

Dentro do planejamento para o ano de 2023, as equipes fazem o mapeamento das localidades onde serão executadas as políticas de saúde e meio ambiente que já são aplicadas nas áreas urbanas.

De acordo com a gestão, o trabalho objetiva melhorar o acesso da população que reside nas áreas distantes da região central do município, aos serviços de saúde.

“Nosso procedimento aqui é o de acolhimento e construção, para oferecer os serviços da Rede de Atenção Básica em Saúde e facilitar o acesso da população”, afirmou a Superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Jakeline Moraes.

O trabalho também engloba a realização de oficinas – envolvendo agricultores familiares – que vão acontecer nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 17h, com a finalidade de incentivar a produção agroecológica com preservação ambiental.

“Essas oficinas que vamos disponibilizar nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro, das 8h às 17h, na Rua Portuguesa, 551, Mata do Ronca, no Bairro da Mirueira servirão ainda para elaboração de políticas públicas, uma vez que vamos conhecer as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região.

“Isso vai nos ajudar muito na elaboração de políticas públicas específicas, além de cartilhas para divulgar e valorizar a identidade da comunidade”, explicou o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Sema, Silvio Batista.

As oficinas serão ministradas pelo Coletivo Kapiwara, com exibição de um filme, que servirá, principalmente, como instrumento de valorização desse grupo e de reconhecimento da sua contribuição histórica, social e econômica para Paulista. As atividades ainda fazem parte da III Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do município, que recebeu financiamento do CNPq.

Fotos: Armando Fuentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *