Prefeitura do Recife acelera as obras de uma nova ponte erguida sobre o Rio Morno, na nova Avenida Marginal do Rio Beberibe, para ligar os bairros de Beberibe e Dois Unidos. A construção faz parte de uma via radial que criará novo acesso entre a região do Arruda e a rodovia BR-101.
Com investimentos na ordem de R$ 5,3 milhões, a intervenção faz parte do programa PAC Beberibe, que vem desenvolvendo um conjunto de obras de reorganização urbana na região, numa parceria entre o município e o Governo Federal. A obra fica sob responsabilidade da Secretaria de Saneamento do Recife.
“A ponte está sendo construída em concreto armado, com extensão de 30 metros e largura de 14 metros possui duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios. Ela cruza o Rio Morno na altura da confluência com o Rio Beberibe, utilizando o antigo terreno do CT do Santa Cruz, desapropriado parcialmente para possibilitar a realização das obras”.
“A ponte vai promover mais fluidez ao tráfego e agilidade ao bairro”, explicou o secretário de Saneamento, George Scavuzzi. Os trabalhos estão em fase de arrasamento (nivelamento) das estacas e escavação para execução dos blocos, devendo ser concluídos no próximo ano.
Também foram entregues o lote 2, da Avenida Cidade de Monteiro até o local onde está sendo construída a Ponte do Rio Morno, e o lote 3, que segue do antigo CT do Santa Cruz até as imediações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos.
A Prefeitura do Recife captou R$ 57,5 milhões, junto ao Governo Federal, para realizar as obras no bairro do Cajueiro, ligando os lotes já existentes com a continuação da avenida e a urbanização das comunidades vulneráveis. Os recursos vêm do PAC Seleções e o projeto já está em andamento, com o cadastro e a selagem dos imóveis.

Também na Bacia do Beberibe, a gestão está implantando um sistema integrado de esgotamento sanitário, que beneficiará 289 ruas distribuídas nos bairros: Beberibe, Dois Unidos, Linha do Tiro, Fundão e Porto da Madeira.
O Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Beberibe vai beneficiar mais de 50 mil moradores com aproximadamente 80 quilômetros de rede coletora, além de ramais prediais e ligações intradomiciliares.
Os recursos foram captados pela Secretaria de Saneamento do Recife, por meio de operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O valor total do convênio é de R$ 56 milhões, que contempla, além da execução das obras, a elaboração de projetos executivos, ações de preservação ambiental, trabalho social, administração, gerenciamento e avaliação das intervenções.
OUTRAS PONTES E PONTILHÃO
Além da ponte do Rio Morno, a PCR está construindo mais duas pontes no Recife. A Engenheiro Jaime Gusmão, que já está na reta final e ligará os bairros de Monteiro e Iputinga. Já a ponte Júlia Santiago, com 335 metros de comprimento – é a maior ponte construída no Recife nos últimos 40 anos – e vai fazer ligação dos bairros de Areias e Imbiribeira. Em breve, será iniciada a construção de uma nova ponte sobre o canal do Arruda.
Está também em construção um pontilhão, na altura da Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros, para melhorar a mobilidade na Avenida Governador Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários da capital pernambucana.
Com o pontilhão, os motoristas que estiverem na Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros poderão cruzar o canal e acessar a pista principal da Avenida Governador Agamenon Magalhães, no sentido Olinda, ou se dirigir à área central do Recife usando vias como: Avenida João de Barros, Rua Frei Cassimiro ou a Avenida Doutor Jayme da Fonte.
Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife




