Prefeitura do Recife – PCR informa que, desde a sexta-feira (09), a população da capital pernambucana pode contar com mais dois novos postos volantes de vacinação contra a gripe. A imunização ocorre das 8h ao meio-dia, no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – Ceasa, no Curado, na Zona Oeste e na Academia da Cidade, em San Martin, na mesma região.
Além desses dois pontos, a Secretaria de Saúde disponibiliza a vacina em mais de 150 salas no município. A ação ocorre de segunda a sexta, entre 8h e 17h.
Também estão funcionado três pontos volantes da cidade nos seguintes locais: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio).
No Recife, podem ser imunizados contra a gripe integrantes de grupos prioritários. São eles: pessoas com doenças pré-existentes e com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores dos transportes coletivos rodoviário de passageiros e trabalhadores portuários.
Além deles, podem participar da campanha os profissionais das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Ainda fazem parte dos grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram bebê há até 45 dias); trabalhadores da saúde, idosos (a partir de 60) e professores dos ensinos básico e superior.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que seria finalizada na sexta-feira (09 – foi prorrogada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, por causa da baixa cobertura. No Recife, a ação segue até 8 de agosto.
De acordo com a PCR, na última quinta-feira, 292 mil pessoas tinham recebido a vacina contra a gripe. Isso significa apenas 43% da meta de cobertura vacinal, A estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%.
Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.
Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização.
Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.