O presidente Jair Bolsonaro reproduziu em sua conta no Twitter, neste domingo (04), um vídeo onde o apresentador de TV Sikêra Jr. faz críticas ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), a partir de cifras retratadas em seu programa como verbas da União destinadas ao Estado.
“Paulo Câmara, esse dinheiro não é teu, é para salvar vidas”, provoca o apresentador de TV após citar números que ele atribui a repasses do governo federal. “Senhores governadores, criem vergonha na cara. Digam ao seu povo quanto receberam para cuidar das vidas, e não tomar essas vidas, não matar as pessoas”, acrescenta Sikêra Jr.
A temática dos repasses federais a estados e municípios já esteve no centro do acirramento político de Bolsonaro com governadores antes. O episódio gerou reações de gestores, que criticaram o Presidente por apresentar números de forma distorcida para insinuar que haveria benevolência do Governo Federal e que os entes subnacionais fizeram uma má gestão dos recursos no enfrentamento à pandemia de Covid-19.
Na última ocasião, o chefe do Planalto reproduziu publicação que misturava repasses que a União é obrigada a fazer pela Constituição, com dinheiro do Auxílio Emergencial a vulneráveis e a verba do pacote de socorro e alívio financeiro a estados e municípios aprovada pelo Congresso Nacional.
Também no vídeo de Sikêra Jr., que foi postado pelo Presidente, hoje, um infográfico classifica R$ 17 bilhões, como “benefícios ao cidadão” de Pernambuco, que são somados a outras cifras para chegar a um montante que o apresentador usa para provocar o Governador do Estado.

Fonte: O Estadão




