Professor Lupércio (Solidariedade), reeleito no último domingo, prefeito de Olinda, na Região Metropolitana do Recife comemorou em dobro sua vitória. É, que no dia 15 – quando foi realizado o pleito – também assinalou o aniversário do Prefeito, que completou 53 anos.
Ao contrário de 2016, quando Lupércio venceu no segundo turno, a vitória este ano foi mais expressiva: já no primeiro turno o candidato alcançou 63,62% dos votos, quase o triplo do segundo colocado. Em entrevista ao Diario, Lupércio falou sobre os desafios que enfrentará na sua segunda gestão à frente de Olinda.
“A sensação é muito boa. Mas isso aumenta mais ainda a nossa responsabilidade. Minha promessa é que vamos trabalhar muito mais pelo povo de Olinda”, afirma o prefeito eleito, que acredita ter feito um bom trabalho na primeira gestão. Para Lupércio, a segunda gestão será de continuidade”.
O prefeito de Olinda já detalha algumas obras que pretende realizar. “Vamos abrir nossa UPA municipal que vai funcionar 24h e uma nova policlínica das mulheres. Há uma obra de urbanização com investimento de R$ 70 milhões em Aguazinha e Sapucaia que já está sendo licitada. Nos nossos morros vamos investir R$ 30 milhões em encostas. E toda a cidade vai receber iluminação de LED”, promete.
Lupércio também tem planos para a orla da cidade. A ideia é trocar todos os bancos e implementar mais Academias do Bairro na localidade. Há ainda um projeto em curso de engorda da faixa de areia, que teve recentemente as escadarias requalificadas. Outro ponto de atenção é o Sítio Histórico de Olinda, que também deve receber a nova iluminação.
Prefeito reeleito vai começar a segunda gestão em plena pandemia do novo coronavírus. O próprio Lupércio contraiu a doença em outubro, chegando a ser internado por um breve período. E, com a possibilidade real de uma segunda onda da doença, ele fala em continuidade dos trabalhos.
“Primeiramente, tenho que agradecer todos os profissionais de saúde que estão se dedicando no enfrentamento a Covid. Abrimos um centro de Covid-19, na Policlínica Barro Barreto para casos leves, um hospital de campanha em parceria com o governo e nosso próprio hospital municipal de campanha. Temos um ônibus que faz testes rápidos e monitoramento. Estamos nos dedicando muito. Não baixamos a guarda”, afirma.
Perguntado sobre a possibilidade de cancelar o Carnaval, Lupércio é reticente. “A gente sabe o quanto é importante o Carnaval. Vamos agir de forma muito responsável. Estaremos acompanhando o Ministério da Saúde, a Secretaria estadual e a Secretaria de Saúde municipal. Não vamos fazer um carnaval sem ter segurança para os foliões. O mais importante é a vida”, argumenta.
Com uma longa trajetória política ligada à cidade de Olinda – ele foi eleito vereador do município pela primeira vez em 2004. Lupércio não descarta se candidatar a algum cargo majoritário no futuro, embora reitere ter um compromisso com o cargo de prefeito. “O futuro a Deus pertence, mas em 2022, temos que nos doar muito e fazer ainda melhor. Se Deus e o povo acharem que devo disputar algo a mais, estarei pronto”, piontuou.




