Pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, assinou nesta sexta-feira (17), uma carta-compromisso apresentada pelos representantes de diversos segmentos do trade turístico, que fazem parte da Associação de Turismo Maria Farinha (ATMF).
O encontro aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde de Paulista -Fasup e discutiu a necessidade de investimentos no Litoral Norte para que ele se consolide como um dos maiores destinos turísticos do Nordeste.
“Precisamos fazer planejamento metropolitano e ter uma construção coletiva de todas as cidades da RMR, com a liderança política do Governo do Estado. O resultado deste processo será bom para o turista e também tem que ser bom para o povo que vive nas cidades”.
“Essa região pode ser um dos maiores destinos turísticos do Nordeste. Vamos liderar esse processo de retomada que essa região tanto precisa”, destacou Raquel Lyra.
Durante o encontro, a Pré-candidata também pediu sugestões para o seu Plano de Governo e citou as obras estruturadoras que realizou durante sua gestão em Caruaru como, a Via Parque que une toda a cidade, a recuperação da feira de Caruaru e as melhorias no Monte Bom Jesus – importante cartão postal da capital do Agreste.
A falta de estratégia, a insegurança, o desordenamento urbano, a dificuldade nas estradas de acesso e a ausência de investimento em infraestrutura foram apresentados pelo grupo como alguns dos gargalos que impedem o desenvolvimento da região.
“O nosso objetivo é fazer com que o Litoral Norte seja um polo de desenvolvimento sustentável, social e econômico no estado e, para isso, precisamos de apoio do poder público”, explicou o presidente da ATMF, Antônio Rodrigues.
O empresário e presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco -Ademi-PE, Avelar Loureiro, destacou que o Litoral Norte precisa de obras estruturadoras que permitam o seu crescimento: engorda da praia de Olinda a Paulista, a requalificação das PEs-15 e 22, a criação de um hotel escola e ações de capacitação profissional.
Na ocasião também foi apresentada uma série de novos empreendimentos, que envolve mais de 8 bilhões de reais e que no planejamento de 10 anos deve gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. “Precisamos de planejamento, e que o próximo governo tenha coragem e decisão política e veja os potenciais que a gente tem para mudar essa região tão esquecida”, ressaltou Loureiro.

Para a deputada estadual Priscila Krause, “as ações no Litoral Norte precisam ser impulsionadas pelo Governo do Estado e os empreendimentos devem dialogar com as cidades”.
Já para o deputado federal Daniel Coelho, “turismo é a economia do futuro e anda de mãos dados com o meio ambiente e com a qualidade de vida. É necessário que Pernambuco tenha um planejamento do turismo e um olhar especial para o Litoral Norte que sofreu 20 anos de abandono”.
“Esse movimento é importantíssimo porque expõe nossas angústias para futura governadora de Pernambuco. Infraestrutura é o nosso principal problema, a PE-14, em Igarassu também não atende aos nossos investidores, turistas e moradores. Temos um polo de aventura, ecologia, gastronomia e ecoturismo”, complementou a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos.
Também estiverem presentes, o vereador do Recife Alcides Cardoso; o ex-prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão; o empresário e pré-candidato a deputado federal, Celso Muniz; o pré-candidato a deputado federal coronel Basílio e o pré-candidato a deputado estadual, Ramos.
Também participaram, os ex-vereadores professor Marcelo (Olinda), Jorge Rocha (Paulista), Tonico (Paulista), Braz Seabra (Paulista); a liderança de Paulista Felipe do Veneza; o presidente do trade turístico de Itamaracá, Andrade Barão; o presidente da Associação de Hotéis de Itamaracá, Gustavo Calheiros e os empresários Roberto Lins, Darilson Albuquerque e Joel Petry.
ATMF
A Associação de Turismo representa o Trade Turístico do Litoral Norte e tem o objetivo de fomentar o turismo e promover a sustentabilidade da região de forma criativa, planejada e inteligente. ATMF também desenvolve ações de organização e incentivo da cadeia produtiva do turismo, em benefício dos seus empreendedores formais e informais, atendendo às expectativas dos turistas que visitam o Litoral Norte de Pernambuco.
Fotos: Tiago Calazans




