Prefeita de Caruaru, no Agreste do Estado Raquel Lyra (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (01), em live nas redes sociais, o lançamento da plataforma online, São João Caruaru Solidário. Iniciativa visa ajudar os milhares de trabalhadores que sobrevivem da festa. O tradicional festejo junino do município, não vai acontecer este ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
“Infelizmente a gente não vai poder realizar as festas de São João no formato tradicional”, explicou a gestora. “Hoje, 1º de junho, a cidade já estaria coberta de festas, bandeirolas, balão”, lamentou. Como alternativa para dar amparo aos mais prejudicados, a plataforma saojoaocaruarusolidario.com.br vai colher doações de cestas básicas, kits de higiene ou quantia em dinheiro.
“Desde que começou a pandemia discutimos com nossos parceiros, time da prefeitura, o formato mais adequado de enfrentar um momento desse e hoje lançamos o São João Caruaru Solidário”, destacou Raquel Lira. “Milhares de pessoas vivem do nosso São João. Criamos esse projeto para ampliar nossa rede de solidariedade e chegar até a vida de quem espera o ano inteiro para trabalhar nos festejos juninos”.
Mais de 18 mil trabalhadores – cerca de 6 mil diretos e 12 mil indiretos estão envolvidos nos festejos junino. Numero envolve dentre bacamarteiros, artistas, garçons, gasoseiros, seguranças e serviços gerais. A prefeitura também anunciou uma seção voltada aos provedores de comidas típicas – desde a colheita e até entregadores – por meio do site: delivery.caruaru.pe.gov.br