Uma novidade está surpreendendo os motoristas que passam pela Rota do Atlântico a caminho do litoral sul de Pernambuco e Complexo Portuário de Suape: um super telão de LED na praça de pedágio, com informações em tempo real para os usuários.
O equipamento de alta tecnologia é formado por uma estrutura de quatro metros de altura, e faz parte de um projeto inovador da Monte Rodovias, holding que administra as concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, para ampliar a comunicação com os motoristas e oferecer uma experiência diferenciada nas estradas.
Além de trazer informações sobre o fluxo nas rodovias e campanhas de segurança viária, os megatelões também permitem uma comunicação direta entre marcas e serviços, além dos usuários.
“Os telões digitais substituem a comunicação estática que normalmente encontramos nas rodovias, e garantem uma combinação inovadora entre imagens em alta qualidade e mensagens em tempo real, que vão impactar mais de 2,1 milhões de pessoas que passam mensalmente por nossas rodovias”, explica Wilman Sanchez, Diretor de Operações da Monte Rodovias.
INOVAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Inspiradas nos dispositivos presentes hoje em grandes aeroportos, as super mídias projetadas pela Monte Rodovias também contam com um diferencial a favor do meio ambiente: toda a alimentação dos telões é realizada por meio de energia elétrica de fontes renováveis.
Uma opção limpa, que contribui significativamente para a redução de agentes poluentes e taxas de carbono, e que já faz parte da realidade de todas as praças de pedágio da Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros.
Em 2024, as duas concessionárias receberam o Selo de Energia Limpa, categoria Ouro, que atende as diretrizes e boas práticas ambientais estabelecidas pelo Ministério de Desenvolvimento Brasileiro, em conjunto com a Environmental Protection Agency (EPA), dos Estados Unidos.
Uma medida que, somente na Rota dos Coqueiros, reduzirá mais de 275 toneladas de CO2 emitidos no meio ambiente, equivalente a 1.968 árvores. Os cálculos para a obtenção do selo focam no período entre março de 2024 a fevereiro de 2029.
“Queremos continuar trazendo as principais inovações do setor de rodovias para o Nordeste, proporcionando novas alternativas para divulgação de marcas e empreendimentos, oferecendo a melhor experiência possível para os usuários e impulsionando o desenvolvimento local, com soluções que ofereçam tecnologia de ponta, aliada a sustentabilidade, que façam sentido para a realidade das rodovias e para as milhares de pessoas que passam por aqui”, afirmou Sanchez.
O próximo local a receber os super telões será a Rota dos Coqueiros. Juntas, as concessões concentrarão mais de 350m² de alto impacto em quatro praças de pedágio, além de outros equipamentos distribuídos ao longo das rodovias.
Foto – Divulgação