MONTANHAS DA JAQUEIRA – O bicho-grilo Adalbertovsky desvendou um mistério que não é mistério, um segredo que não é segredo. “Os intelectuais chamam de segredo de Polichinelo, o personagem burlesco da Antiga Roma. Seguinte: Recife possui superávit de moradias nos bairros centrais da cidade. Nas periferias, as famílias vivem em condições sub-humanas, em situação permanente de risco”.
“Vejamos os bairros de São José, Santo Antônio e Recife Antigo. São milhares e milhares de imóveis desocupados, principalmente nos pavimentos superiores. Essas áreas dispõem de infraestrutura de água, esgoto e eletricidade. Os imóveis possuem donos, por incrível que pareça, se deterioram a cada dia e geram débitos de IPTU”.
“A solução, o óbvio, tipo ovo de Colombo, seria deslocar as pessoas das áreas de risco para os “espaços devolutos” dos bairros centrais da cidade. Mas, quem irá colocar o guizo no pescoço do gato? Eis a questão”.
“Caberia aos poderes públicos montar parcerias com associações de moradores e entidades diversas. Impõem-se desapropriações e reformas de imóveis. O prefeito João Campos, jovem e ousado, poderia conduzir esta complexa revolução urbana”.
“Toda vez que eu passo no Hospital Psiquiátrico da Tamarineira e converso com meus amigos os doidinhos, eu me lembro de tu, João Campos. Isto porque eu estou louco para ler a notícia de que a PCR assinou a ordem de serviço para construção do parque ecológico da Tamarineira.
A galera vai adorar. Daqui a 99 anos, quando tu desencarnar, João, o futuro prefeito desta cidade lendária, Johnny Campos Bisneto, vai erguer um busto à sombra dos tamarindos em vossa homenagem, feito o busto de Joaquim Francisco na Jaqueira”.
“Biografia – O livro-biografia de Inocêncio Oliveira está disponível nas livrarias da cidade e pontos de venda da CEPE Editora. Pontos de venda da CEPE Editora. 1) Rua Coelho Leite 530, Santo Amaro 2) Centro de Artesanato de PE, Av Alfredo Lisboa, Marco Zero 3) Mercado Eufrásio Barbosa, Varadouro, Olinda 4) Livraria Cepe, Museu do Estado, Av. Rui Barbosa 960 – Graças”.




