O candidato a governador de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral, defendeu na campanha as ações que desenvolveu na área de mobilidade enquanto foi secretário das Cidades do governador Eduardo Campos (PSB).
As declarações foram dadas durante participação do deputado federal em sabatina na Rádio Jornal. “Houve um ganho de qualidade, disse Danilo. Pergunte a quem está dentro de um BRT se ele está achando ruim porque está andando dentro do ar-condicionado. Além disso, há um tipo de redução do tempo de deslocamento, algo em torno de 20%”, afirmou Danilo.
Bastou esta declaração, para o BRT do candidato virar piada na charge do Jornal do Commercio. O jornal em reportagens já mostrou a realidade do BRT atual, entregue às baratas pela gestão do padrinho do candidato, o governador Paulo Câmara (PSB).
Em Pernambuco, a situação é muito grave. E já vinha de antes da crise sanitária. O BRT Via Livre, composto por dois corredores conectando o Centro do Recife às regiões Norte e Oeste da Região Metropolitana, ficou oneroso demais para o Governo de Pernambuco.
Por fazer parte dos dois únicos lotes do transporte público metropolitano que foram licitados ainda em 2015, o desequilíbrio econômico-financeiro precisa ser coberto pelo Estado.
O sistema nunca alcançou a demanda projetada lá atrás – 300 mil passageiros por dia – e segue sofrendo com a falta de prioridade viária nos percursos, situação acompanhada por inertes gestões públicas”, disse a jornalista Roberta Soares, do JC, em matéria publicada em dezembro de 2021.
Blog do Magno




