VOO DA FAB VINDO DA FAIXA DE GAZA POUSA NO RECIFE COM 32 FAMÍLIAS RESGATADAS DA GUERRA

O avião VC-2, da Presidência da República, que conduziu a ‘Operação Voltando em Paz’ e resgatou 32 brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza,  pousou no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, às 20h20 (horário de Brasília), desta segunda-feira (13)

.Os brasileiros saíram de Gaza e entraram no Egito através da fronteira de Rafah, no domingo (12), e seguiram para o Cairo. Após dormirem na capital egípcia, embarcaram no VC-2 com destino à Roma, na Itália, onde pararam para abastecer.

Depois seguiram para Las Palmas, na Espanha, para mais uma para técnica, antes de atravessarem o Atlântico e desembarcarem na capital pernambucana. A princípio, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), a parada no Recife seria apenas técnica ,para abastecimento da aeronave, mas a tripulação foi autorizada a descer do avião  e caminhar um pouco após a longa viagem da Europa.

A decolagem para Brasília aconteceu às 21h07, da segunda-feira e a expectativa e o avião pousou na capital federal por volta das 23h30. Por volta das 20h45, após o abastecimento total da aeronave, a tripulação brasileira retornou para o VC-2 para seguir o último trecho da viagem, com destino final em Brasília.

O Governo Federal informou que os repatriados receberão atendimento da Força Aérea Brasileira (FAB), como a disponibilização de hospedagem nas instalações da BABR, de acordo com o que foi solicitado pela Secretaria Nacional de Justiça.

Além disso, será oferecida alimentação com cardápio adequado às necessidades dos repatriados durante todo o período de estada, bem como o grupo também poderá utilizar, caso necessário, os serviços de saúde do Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB).

Dos 32 resgatados, 22 são brasileiros, sete são palestinos, com Registro Nacional Migratório (RNM, documento para residência temporária ou permanente de estrangeiros no Brasil) e três são palestinos familiares próximos. Ao todo, o grupo é composto por nove mulheres, seis homens e 17 crianças.

REGISTROS DA TRIPULAÇÃO

Palestino com cidadania brasileira, Hasan Rabee, de 30 anos, viajou para Gaza para visitar familiares e, desde o início da guerra entre Hamas e Israel, vem registrando nas suas redes sociais todo o sofrimento dos brasileiros para saírem da zona de conflito.

Assim que desembarcou no Recife, Hasan postou na sua conta pessoa no Instagram uma foto dentro de uma das salas de embarque do Aeroporto Internacional dos Guararapes, com a frase: “Chegamos nosso solo brasileiro”.

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *