Será realizado no próximo domingo (02) o 1° Festival Virtual de Verso e Viola de Agrestina, cidade do Agreste de Pernambuco. A Secretaria de Cultura e Turismo – Secultur está organizando o evento virtual l para homenagear os artistas repentistas o país, prejudicados pela pandemia do novo coronavírus.
O Festival de Versos e Viola é um evento tradicional do município, que tem como objetivo promover e preservar a cultura do “repente”, muito difundida na região . Com a impossibilidade de realizar o festival presencialmente, a Secultur decidiu manter a tradição e realizar as apresentações em plataforma virtual,
As transmissões serão às 19h nas redes sociais da Prefeitura de Agrestina. Na programação, importantes nomes da cultura nordestina, como as duplas Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajeú; Daniel Olímpio e Djair Olímpio; João Lourenço e Hipólito Moura; Zé Cardoso e Jorge Macedo; além de Raimundo Caitano e Raulino Silva.
Os declamadores Espingarda do Cordel; Jénerson Alves e Iponax Vilanova também participam da live. A apresentação ficará por conta de Raudênio Lima.
A Secretaria de Cultura explica que a iniciativa não vai gerar nenhum tipo de gasto aos cofres públicos. “Agradecemos imensamente a todos os artistas que, de maneira espontânea e voluntária, aceitaram participar do nosso festival”, disse o secretário da pasta, Josenildo Santos.