Uma das principais personalidades do universo do frevo será homenageada, neste domingo (11), com um show da Orquestra Arruando, que se apresenta em Olinda , para celebrar o aniversário de 86 anos do Mestre Nascimento do Passo – fundador da primeira escola de frevo de Pernambuco.
O show-homenagem é gratuito e será às 21h, no Largo de Guadalupe e promete agitar o folião. A apresentação acontecerá logo após a missa na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, que está em festa, pois na segunda-feira (12) é o dia da padroeira da paróquia.
“Se estivesse vivo, o Mestre Nascimento do Passo completaria 86 anos no dia 28 de dezembro, por isso a “Arruando” escolheu celebrar a memória desse ícone da cultura popular. “Em nossos shows, já homenageamos muitos mestres do frevo-música e do frevo-história”.
“Agora, decidimos homenagear, com um show completo, o maior mestre do frevo-dança, o grande Nascimento do Passo”, explicou Nilo Otaviano, produtor e diretor-artístico da Arruando.
A Orquestra Arruando levará 18 músicos, dentre eles o Mestre Vivo do Frevo, Edson Rodrigues, tocando um dos 5 saxofones. Haverá ainda três cantores, um maestro e seis passistas no show-homenagem, que apresentará um repertório com 35 músicas, entre frevos clássicos e outros mais atuais. A abertura do evento é com o tradicional e reverenciado Hino do Bloco Elefante de Olinda.
O show terá duração de duas horas e será regado do começo ao fim com muito muito frevo. “Esse é o primeiro show da Orquestra Arruando em Olinda. Estamos muito felizes por ser realizado no Largo da Igreja de Guadalupe – um dos locais mais representativos e animados do Carnaval pernambucano”.
” No local abriga também a sede do bloco mais antigo de Olinda – a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, fundada em 1921″, ressaltou Nilo Otaviano.
Para este encontro, a organização da Orquestra Arruando convidou grupos de passistas que, em boa parte, são liderados por ex-alunos do mestre Nascimento do Passo. Vários deles já confirmaram presença. A apresentação conta com o apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe.

NASCIMENTO DO PASSO
Nascido no Amazonas, Francisco do Nascimento Filho, o Mestre Nascimento do Passo, foi uma das principais personalidades do universo do frevo. Ele, que chegou à capital pernambucana na década de 1940, escondido nos porões de um navio de cabotagem, tornou-se um divisor de águas para a dança do frevo – o passo.
Após chegar em Pernambuco, Nascimento do Passo se apaixonou pela dança e começou a trabalhar na área. Em 1973, ele abriu a primeira escola de frevo, que além de pretender perpetuar a dança, contribuía para que ela fosse vivenciada fora do período do Carnaval.
Em reconhecimento ao seu trabalho, Nascimento do Passo recebeu os títulos de Cidadão do Recife, em 1998 e de Cidadão de Pernambuco, em 2000. Em 2009, aos 73 anos, o mestre do frevo faleceu, deixando um legado para a cultura popular e o Carnaval de Pernambuco.
ORQUESTRA ARRUANDO
Criada em 2013, a Orquestra Arruando tem o firme entendimento de que o Frevo é uma das mais autênticas manifestações culturais do País, além de ser genuinamente pernambucano.
Com lema: o Frevo deve ser tocado, dançado, cantado, curtido e vivenciado, não só no Carnaval, mas ao longo do ano inteiro, a orquestra realiza shows gratuitos, sempre, em praça pública, montada no tripé frevo-música, frevo-dança e frevo-história. A música sempre acompanhada do “Passo” e de informações históricas sobre os seus compositores e o contexto em que foram compostas.
Serviço
Show gratuito da Orquestra Arruando ( homenagem ao mestre Nascimento do Passo)
Dia: 11/12
Local: Largo de Guadalupe, Olinda, a partir das 21h
Fotos: Tiago J. Silva