COM ELEIÇÕES TRANQUILAS ESTADO REGISTRA 17,31% DE ABSTENÇÃO E 4,94% DE NULOS, DIZ TRE

 Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), André Guimarães, anunciou no início da noite deste domingo (30) o balanço das votações após o fechamento das urnas eletrônicas, que ocorreu às 17h.

Na avaliação do Tribunal o segundo turno foi o mais tranquila que já aconteceu no Estado até o presente momento, sem grandes intercorrências. 

“O povo pernambucano já compreendia o sentido de democracia, mas aqui vimos o contrário de uma polarização. Todos exerceram no primeiro e segundo turno seu direito de voto da forma mais transparente”.

Para isso basta dizer que até 12h da última sexta-feira foram registrada apenas 11 ocorrências. Possivelmente houve maius algumas, mas evidentemente foi um pequeno número, de tal modo que isso representou uma redução de ocorrências ilícitas em torno de 80% em relação a eleição de 2020. Mais uma vez o TRE cumpriu sua missão constitucional”, disse Guimarães. 

O presidente do TRE-PE contou ainda que neste segundo turno apenas 193 urnas precisaram ser substituídas no Estado. “Ocorreu tudo dentro da normalidade, com 193 urnas sendo substituídas. Isso é positivo para Pernambuco porque corresponde a cerca de 0,93% das urnas eletrônicas no Estado”, contou. 

Quanto a possíveis bloqueios feitos pela Polícia Rodoviária Federal, André Guimarães destacou a relevância da instituição e que no Estado nenhum eleitor ou eleitora foi prejudicado. 

“Jamais poderíamos acreditar que uma instituição federal poderia praticar atos para obstar o direito do voto. Falei com o superintendente, tive contato para avaliamos a veracidade e o que podemos dizer é que desconhecemos porque não chegou fato concreto de que qualquer eleitor tenha deixado de votar por alguma ação da PRF.

Se a Polícia Rodoviária no exercício das suas atribuições pontualmente exerceu a fiscalização de algum veículo irregular, exerceu suas funções. Mas não obsteu nenhum eleitor pernambucano no direito do voto”, acrescentou André.

No Estado, foram registrados 5.800.735 votos válidos, representando 82,69% dos eleitores aptos para votar. Já a abstenção foi de 1.214.351, que totalizou 17,31% do eleitorado pernambucano. Guimarães dise ainda conta que apesar do número expressivo a abstenção, foi um pouco menor em comparação com o ano de 2020.

“É uma abstenção normal que tem acontecido em eleições anteriores e eu diria que foi até um pouco menos nesse segundo turno. Tivemos também 4,94% de votos nulos, o que corresponde a 286.535 e em branco tivemos 74.435, o que corresponde a 1,28% do total do comparecimento”, destacou. 

Foto – Ricardo Fernandes/ Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *