CONSTRUÇÃO DA PONTE DO RIO MORNO ENTRA NA RETA FINAL: JOÃO CAMPOS VISTORIA A OBRA

Obras da ponte sobre o Rio Morno, que vai ligar os bairros de Beberibe e Dois Unidos, chegaram a 75% de conclusão e entraram na reta final. Com a realização da concretagem da laje do tabuleiro, nesta quinta-feira (21), os dois lados da ponte já estão unidos e faltam apenas a ligação final com o solo, a implantação dos passeios e a pavimentação para que o equipamento seja entregue à população.

A estrutura está sendo construída pela Prefeitura do Recife na nova avenida marginal do Rio Beberibe, como parte de uma via radial que criará um novo acesso entre a região do Arruda e a rodovia BR-101. “A gente conecta dois bairros, Beberibe e Dois Unidos, e criamos uma nova via de conexão, porque havia um ponto de descontinuidade que essa ponte vai superar, que é a travessia do Rio Morno”, explicou o prefeito João Campos, em visita ao canteiro obras.

“Já estamos com mais de 70% da obra executada e no primeiro semestre do ano que vem estaremos inaugurando. É a segunda ponte em mais de 20 anos na cidade, e vem mais por aí”, garantiu. Com investimentos na ordem de R$ 5,3 milhões, a intervenção faz parte do programa PAC Beberibe, que vem desenvolvendo um conjunto de obras de reorganização urbana na região, numa parceria entre o município e o governo federal.

“A construção da ponte do Rio Morno está avançando e deve ser entregue no primeiro trimestre do próximo ano. A intervenção vai melhorar a mobilidade nos bairros,  promovendo mais fluidez no tráfego”, destaca o secretário George Scavuzzi”.

“Hoje a gente está concretando o tabuleiro da ponte, a faixa de rolagem, e até dezembro vamos concretar os passeios e o guarda-corpos, que é a passagem de pedestre. No início de janeiro, será feito o encontro nas margens, que é exatamente a ligação da ponte com a continuidade da pista”, detalhou o gestor.

A ponte que está sendo construída em concreto armado, com extensão de 30m e largura de 14m, possui duas faixas de rolamento, ciclovia e passeios. Ela cruza o Rio Morno na altura da confluência com o Rio Beberibe, utilizando o antigo terreno do CT do Santa Cruz – desapropriado parcialmente para possibilitar a realização das obras.

ARRUDA

A Prefeitura do Recife está executando também as obras da Ponte do Arruda – mais uma importante intervenção para a mobilidade e a urbanização da Bacia do Rio Beberibe. O equipamento, que cruzará o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe, estabelecerá novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe. O investimento é de R$ 13,8 milhões, oriundos do governo federal, por meio do Ministério das Cidades.

No total, o investimento é de mais de R$ 160 milhões em obras de recuperação estrutural e construção de novas pontes e pontilhões em diversas áreas da cidade. O montante inclui os serviços de recuperação das pontes Princesa Isabel, Joaquim Cardozo, Joana Bezerra e 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória,

E ainda a implantação de um novo pontilhão cruzando a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rua Amélia; e a construção das pontes Júlia Santiago, do Rio Morno e do Arruda, totalizando oito equipamentos imprescindíveis para otimizar a mobilidade do Recife.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *