O novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, tomou posse do cargo neste domingo (13), durante uma missa realizada no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães – Geraldão, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
Ele foi nomeado pelo Papa Francisco e substitui Dom Fernando Saburido, que renunciou ao cargo após completar 75 anos e 14 anos. no cargo.
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa desde 2015, era bispo de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Ele também é segundo-vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cargo para o qual foi eleito em abril deste ano.
O novo arcebispo nasceu em São José de Espinharas, na Paraíba, e tem 54 anos. Ele foi ordenado presbítero em 1993, há 30 anos. É formado em filosofia e teologia, mestre em exegese bíblica e doutor em teologia bíblica.
“Eu estudei aqui [no Recife] no final dos anos 1980, e nunca imaginava estar aqui como arcebispo. São as coisas do Espírito Santo e a gente acolhe porque ama a igreja e obedece o que o Papa Francisco nos pede”, disse o arcebispo.
Dom Paulo Jackson também disse que pretende aproximar a igreja do povo. “Que a igreja seja uma igreja orante, querigmática, samaritana, que cuida, que se aproxima. Uma igreja que ama, que apresenta Jesus Cristo e o seu evangelho como boa e esperançosa notícia para a humanidade”, afirmou.
Questionado sobre como pretende levar à frente projetos de defesa dos direitos humanos e populações marginalizadas, ele contou que vai fortalecer os serviços sociais da arquidiocese.
“A igreja tem um longo histórico de promoção humana e de serviço caritativo. Eu creio que a Santa Casa de Misericórdia poderá ser um grande instrumento, mas também as pastorais sociais e vários movimentos que atuam nesta linha da caridade e da promoção humana. Vamos tentar qualificar e talvez até aprimorar estes serviços”, declarou.
Foto – Reprodução/Youtube




