ESCOLAS DO RECIFE INICIAM SEGUNDA ETAPA DE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

Foto: Paulo Henrique/PCR

Dando sequência ao cronograma de retomada das aulas presenciais nas escolas e creches da Rede Municipal de Ensino do Recife, estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (4º e 5º anos) e Anos Finais (6º e 7º anos) retornam, nesta terça-feira (27), às salas de aula.

Esta é a segunda etapa do processo de retomada das aulas presenciais nas unidades escolares da Rede Municipal do Recife, que iniciaram a volta às aulas na última quinta-feira (22) com as turmas dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Anos Finais.

A retomada gradual das aulas segue até o dia 03 de agosto, com a volta dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º, 2º e 3º anos), Educação Infantil, contemplando creche e pré-escola e Educação de Jovens e Adultos – EJA).

Nos últimos meses, além do protocolo sanitário para a educação, elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde, com base no documento produzido pelo Governo do Estado, a gestão municipal realizou intervenções em todas as unidades escolares.

Elas compõem a rede, incluindo a instalação de novas pias – para incentivar a higienização das mãos com frequência – e o fortalecimento do acesso à água, ampliando a capacidade de armazenagem. 


Foram adquiridos também máscaras para todos os gestores, professores, demais profissionais e estudantes; face-shields; termômetros; totens de álcool em gel; dispensers para álcool e sabão líquido; tapetes sanitizantes; pulverizadores; entre outros.

“Nossas escolas vêm se preparando com materiais e equipamentos para este retorno e é importante ressaltarmos que todas estão seguindo as normas e orientações estabelecidas no protocolo sanitário”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

A redução do número de estudantes em sala de aula é uma das principais medidas previstas no protocolo. “Para o cumprimento deste item, as escolas aderiram ao sistema de rodízio. Então, a capacidade de estudantes em sala de aula está sendo definida de forma a cumprir este distanciamento”, completa. 

Diferentemente das redes pública estadual e privada, que retomaram as atividades presenciais em outubro passado, a retomada das aulas presenciais nas redes municipais, só foi autorizada pelo Governo de Pernambuco em abril deste ano, diante da importância deste processo de retorno e da melhora nos números da Covid-19 no Recife.

A volta às aulas recebeu apoio dos estudantes, que estavam ansiosos por este retorno, e dos pais e responsáveis. “Os estudantes compareceram aos primeiros dias desta volta, após um ano e quatro meses de aulas remotas. Cerca de 60% dos estudantes dos 8º e 9º anos dos Anos Finais do Fundamental, turmas contempladas na  primeira etapa, compareceram nas escolas.

Além disso, destacamos a presença da maior parte dos professores e demais trabalhadores da educação que estão indo regularmente às escolas e retornando suas atividades presenciais”, ressaltou o Secretário de Educação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *