Depois de ter feito uma visita a unidades municipais de saúde, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que o Posto Francisco Pignatari, localizado na Estrada do Arraial, Bairro de Casa Amarela, “está um caos”.
Ele fez a denúncia na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). “Estive naquela unidade atendendo a pedidos de moradores”, disse.
Na fiscalização, o Parlamentar garantiu que identificou “a necessidade de melhoria na infraestrutura do imóvel e na questão da acessibilidade” das pessoas aos serviços do posto de saúde. “Quem vai ao local e estaciona o carro no pátio, mas tiver necessidades especiais, precisa sair do estacionamento para entrar novamente no prédio”.
“Isso porque não há acesso a cadeirantes”, disse. Ele citou, ainda, que o posto da Estrada do Arraial tem salas com vazamentos e paredes mofadas. “Além dessas questões de infraestrutura, faltam médicos e os usuários não conseguem agendar seus exames”.
O Vereador informou que estava apresentando uma série de requerimentos, na reunião ordinária, pedindo melhorias para a rede municipal de saúde. Apesar da situação que caracteriza como caótica, Felipe Alecrim afirmou que ela não é uma exclusividade do Francisco Pignatari.
Essa é uma praxe em todas as policlínicas e postos. Estive junto com o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) na unidade de saúde do Alto da Brasileira, também na Zona Norte. Há graves problemas que precisam de atenção da gestão pública”.
Felipe Alecrim disse que esteve ainda na emergência do Hospital da Restauração, que é da responsabilidade do Governo do Estado. “No HR, a situação é precária”, disse.
Ele observou que, na campanha eleitoral de 2020, o então candidato João Campos “prometeu zerar a fila de espera de atendimento e a de exames, as cirurgias, e construir um hospital voltado para atendimento de crianças. Vamos acompanhar de perto o atendimento de demandas e melhorias na rede municipal de saúde”, disse.