FESTEJOS JUNINOS: PREFEITURA DE JAQUEIRA INOVA COM PALCO ITINERANTE DE FORRÓ

Para manter a tradição dos festejos mais esperados no Nordeste, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Jaqueira, na Mata Sul do Estado montou uma programação junina à distância, mas bem criativa. A festa recebeu tema sugestivo: “Você de Lá e, Eu de Cá”.

 Santo Antônio, primeiro santo festejado do mês – conhecido como santo casamenteiro – foi lembrado na noite do último (12). A bordo de um caminhão enfeitado de bandeirinhas, balões e tecido temático- músicos da região garantiram muita animação espalhando forró pelas ruas do município.

Em um percurso que durou aproximadamente 2h, além de levar diversão, o trio pé-de-serra reforçou os cuidados que os moradores precisam ter para não propagar o vírus. Entre uma música e outra, recados como: “Use máscara”, “Não faça aglomeração” e “fique em casa”, também marcaram o festejo.

De acordo com o secretário de Cultura da cidade, Vinicius Melo, a ideia é resgatar a tradição das antigas festas nos bairros e promover um momento de diversão para as pessoas que estão em casa. “Além do Centro, o caminhão-palco passou pelas avenidas Dorinha Rodrigues, Fábio da Silveira Barros e Francisco Pellegrino.

Também percorreu as ruas José Pellegrino, Quadro, Cemitério e Boa Vista, encerrando a apresentação no Distrito Frei Caneca”, detalhou o Secretário.

“Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos como tradicionalmente comemoramos, será bem diferente. Devido à pandemia do novo coronavírus estamos oferecendo a toda população uma programação especial, esperamos que todos comemorem em casa, de forma consciente com suas famílias”, disse a prefeita de Jaqueira, Ridete Pellegrino.

A gestora adiantou ainda que, a programação terá o caminhão-palco com novas apresentações durante todo mês, além de transmissões pela internet, com atrações musicais, por exemplo.

DECORAÇÃO

Com o intuito de aumentar a autoestima das pessoas, proporcionando aos jaqueirenses alegria em um momento tão diferente do que todos estão vivendo, a gestão municipal decorou três pontos da cidade: a entrada recebeu gigantes estruturas que representam balões e sanfonas.

No Centro, uma cidade cenográfica matuta foi inspirada na praça, próximo à Igreja Católica Nossa Senhora Aparecida, que recebeu um letreiro com o nome da cidade. A decoração é composta também por vila de casas, balões, bandeirolas, temática de fitas, imagens gigantes de Santo Antônio, São João e São Pedro, além de peças de barros e chapéus de palha.

A representação da tradição que a festa junina tem, também chegou na Rua do Quadro O importante local que originou o nome Jaqueira, tem decoração junina com balões, temáticas de fitas, além de uma iluminação especial.

MEDIDAS PREVENTIVAS

Em Jaqueira, está proibido, por exemplo, a realização de qualquer tipo de festa, um decreto municipal entrou em vigor proibindo acender fogueiras. Haverá fiscalização dos servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde.

Para evitar o contágio da Covid-19, o trabalho da barreira sanitária será intensificado na entrada do município. No principal acesso, há medição de temperatura e higienização das mãos da população. Os pneus dos veículos também são higienizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *