GOVERNO DO ESTADO E MINISTÉRIO DA CULTURA PROMOVEM ENCONTRO DO AUDIOVISUAL E ANUNCIAM INVESTIMENTO DE R$ 24,6 MILHÕES


Parceria entre Ministério da Cultura (MinC) e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), promoveu o Encontro Nacional dos Arranjos Regionais do Audiovisual – Linha de Coinvestimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

A solenidade reuniu autoridades de todo o País para a formalização de 41 Termos de Cooperação, consolidando a cooperação entre União, estados e municípios, fortalecendo o pacto federativo no campo da cultura. Para Pernambuco, o investimento anunciado foi de R$ 24,6 milhões, sendo R$ 20 milhões provenientes do governo federal, através do Fundo Setorial do Audiovisual e R$ 4,6 milhões de contrapartida do governo do Estado, por meio da Adepe.

O evento contou com a presença de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, gestores culturais, realizadores e produtores do cinema brasileiro e pernambucano, além de instituições como BNDES e Petrobras. “Articular e reconstruir essas políticas públicas culturais junto com a Ancine e com todo o setor audiovisual, com os gestores culturais de cada Estado do País, é de extrema importância para o Ministério da Cultura.

Retomar esse diálogo e investir na Cultura é criar oportunidades, empregos, é gerar renda. É uma honra estar hoje, aqui, no Cinema São Luiz com vocês, um lugar que faz parte do nosso imaginário coletivo. Viva o cinema, viva o Carnaval!”, expressou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“A implementação da política de Arranjos Regionais em Pernambuco representa um avanço significativo na gestão da governadora Raquel Lyra para o fortalecimento da economia criativa, com geração de emprego e renda, estímulo à interiorização das políticas culturais e ampliação do acesso à produção e difusão audiovisual em diferentes territórios do Estado.

A iniciativa também consolida uma política pública contínua e sistêmica, alinhada às diretrizes nacionais de descentralização e fortalecimento do pacto federativo”, ressaltou a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula. “Estamos orgulhosos por Pernambuco ter sido palco para este evento, que é de grande relevância para o reconhecimento do nosso audiovisual”.

“Nós, do Governo de Pernambuco, através da Adepe, ao aportarmos a contrapartida de R$ 4 milhões, assumimos junto à Secult-PE e à Fundarpe um compromisso de fortalecimento dessa cadeia produtiva, que vai estimular os agentes realizadores e gerar renda e inovação para todas as regiões do nosso Estado”.

“Entendemos que o audiovisual é um importante vetor de desenvolvimento econômico”, diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade. “O que se viu no Cinema São Luiz foi a semeadura de uma colheita farta que será feita nos próximos anos, no audiovisual”.

Foto – Reprodução/Secult PE

“O aporte de R$ 4 milhões realizado pela Adepe representa o nosso compromisso com o setor e o nosso entendimento do valor do audiovisual para a economia criativa e o desenvolvimento econômico”, ressaltou Camila Bandeira, Diretora-Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe).

A participação de Pernambuco na Linha dos Arranjos Regionais reafirma o protagonismo do Estado no cenário audiovisual nacional e fortalece uma política pública estruturante, baseada na cooperação interfederativa. No âmbito estadual, o Plano de Ação de Pernambuco estrutura a aplicação dos recursos em quatro eixos estratégicos: conteúdos audiovisuais, difusão e cineclubismo, pesquisa e memória e preservação.

A maior parte dos investimentos, no valor de R$ 22,4 milhões, será destinada à produção de conteúdos, incluindo longas-metragens, séries, curtas, animações e jogos eletrônicos, além de ações de finalização, desenvolvimento e distribuição, contemplando 36 projetos.

Além da adesão à Linha de Arranjos Regionais, o Governo de Pernambuco vem desenvolvendo um conjunto de ações estruturantes no audiovisual, com destaque para a execução da Lei Paulo Gustavo (LPG) – que já investiu mais de R$ 67 milhões no setor, e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que amplia a continuidade das políticas públicas culturais no Estado.

A participação do Governo do Estado reafirma o compromisso com o desenvolvimento do setor, a valorização da cultura e o fortalecimento do audiovisual como vetor estratégico de crescimento econômico e projeção nacional e internacional. ‎

Fotos: Juana Carvalho/Secult PE



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *