Quem tem hérnias de disco ou estenoses do canal, estreitamento do canal, dependendo do grau, necessita de um procedimento cirúrgico para melhorar a qualidade de vida e as dores na coluna. Quanto menos invasiva, maior as chances de levar uma vida saudável e uma rotina sem dores.
Essas doenças podem irritar nervos próximos e resultar em dor, dormência ou fraqueza, em um braço ou perna. De acordo com o neurocirurgião do Real Coluna e Nervos, Dr. Erlan Pércio, a cirurgia por vídeo ou Endoscopia da Coluna é uma moderna técnica cirúrgica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias de disco e estenoses do canal, que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna.
A técnica mostra ser um método menos traumático, com o mínimo de morbidade e resultados clínicos semelhantes quando comparado com as técnicas convencionais.
“Através de uma pequena incisão, menor que 1 cm, é introduzida uma câmera com iluminação e instrumentos de alta precisão para o alvo do problema, sendo possível a visualização direta por vídeo enxergando internamente o problema e as estruturas nervosas”.
O cirurgião, então, através de instrumentos especiais e de alta precisão, consegue, sob visualização direta, remover partes do disco lesado e fragmentos herniados, descomprimindo e aliviando a pressão no nervo e dentro do disco”.
Após a remoção, todo o instrumental é retirado cautelosamente e a musculatura retorna ao seu local. Muitos pacientes sentem alívio imediato dos sintomas logo após o procedimento.
A endoscopia, oferece aos pacientes algumas vantagens como incisão reduzida na pele – normalmente de 8mm a 1 cm -;menor trauma/lesão da musculatura da coluna com menor sangramento; baixos índices de lesões nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos, diminuindo a parda sanguínea; e baixo índice de infecção.
Ainda de acordo com o médico, a endoscopia da coluna também pode ser realizada sob anestesia local/sedação dependendo do caso, que em conjunto permite uma recuperação e reabilitação mais precoce do paciente. “A fase de cicatrização leva em média de 7 a 10 dias quando deverá retornar com seu médico para retirada dos pontos”.
Nesse período deve evitar sobrecarga na coluna e movimentos de flexão/rotação da coluna, de duas a quatro semanas. Após a cicatrização da ferida cirúrgica, iniciará fisioterapia motora e trabalho de reabilitação motora e postural”, concluiu.
Após a recuperação pós-anestésica, o paciente conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos após o procedimento cirúrgico. Ele estará com um pequeno curativo no local da incisão e caso já se sinta seguro, terá alta para casa com as medicações conforme prescrição médica.
Serviço:
Real Coluna & Nervos – Real Hospital Português
Endereço: Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 – Paissandu, Recife – PE, 52010-075
Rio Mar Trade Center
Endereço: Av. República do Líbano, 256 – Pina, Recife – PE, 51110-160
Foto- Divulgação