Prefeita de Catende, na Zona da Mata, dona Graça (PSDB), sancionou na manhã desta quinta-feira (14), a lei de erradicação da pobreza menstrual no município. O Projeto de Lei de autoria do vereador Boreu, recebeu a sanção no mês em que se comemora o “Outubro Rosa” dedicado aos cuidados de prevenção ao câncer de mama.
De acordo com a antropóloga Mirian Goldenberg, o termo “pobreza menstrual” nascido na França pode ser definido como “a falta de acesso não somente a itens básicos de higiene durante o período de menstruação, mas também a falta de informação, dinheiro para comprar absorvente e, principalmente, falta de apoio”.
A intenção é combater a precariedade menstrual, que significa a falta de acesso ou a falta de recursos para a compra de produtos de higiene e outros itens necessários ao período da menstruação feminina.
“Essa é uma lei que está em discussão nacionalmente e nós acreditamos na sua importância para o município de Catende e principalmente por atender a camada mais pobre da sociedade, por isso contará sempre com o nosso apoio” disse a Prefeita.